III Congresso Estadual do MCDR-SP debate a importância da cultura na criação de cidades emancipadoras


Movimento Cultural Darcy Ribeiro
12/03/2024

Especialistas e militantes que defenderam fundamentos para comunidades sustentáveis e melhores de se viver

O Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) realizou seu III Congresso Estadual no último dia (9), em Bauru (SP),em um encontro que reuniu protagonistas da cultura, bem como militantes que acreditam nesta ferramenta de transformação social. De forma presencial, no Sindicato dos Gráficos de Bauru, e virtual, com pessoas de todo o Brasil, foi possível tirar ensinamentos importantes para as cidades que queremos, principalmente em um ano de eleições municipais.

O Congresso serviu ainda para reconduzir a atriz Solange Theodoro à presidência do MCDR. Atual presidenta, ela seguirá comandando o movimento no estado mais populoso do país, sendo responsável por manter debates como esse vivos em diversas cidades de São Paulo neste ano tão importante para o futuro das políticas de cultura. Juntamente com Solange, uma nova Executiva para o MCDR paulista foi eleita por unanimidade.

Movimento político que busca resgatar os ensinamentos de Darcy Ribeiro, o MCDR busca priorizar a identidade e a diversidade cultural do povo brasileiro como forma de emancipação social. Agora, por meio de um manifesto que foi lido na íntegra no Congresso, o movimento avança no debate sobre as cidades.

A abertura do Congresso foi realizada pelo professor José Xaides de Sampaio Alves, anfitrião do evento e coordenador do MCDR na região de Bauru. Especialista no assunto, com doutorado em Planejamento Urbano, o professor convocou reflexões importantes sobre como resgatar conceitos de comunidade já esquecidos, ante à necessidade de se modernizar. E a resposta, como sempre, é a cultura e a participação popular. Por isso, Xaídes convocou todos a participarem dos debates dos Planos Diretores e a aturem na cobrança pelo cumprimento do Estatuto das Cidades em todo o país.

Representantes de povos indígenas, presidentes de associações de moradores, de entidades de proteção aos idosos, conselhos populares, e profissionais da saúde e da educação também participaram do evento e tiveram direito a fala.

Manifesto de Bauru: Por cidades emancipadas
Durante a realização do Congresso, conforme já mencionado, foi feita a leitura do manifesto oficial do MCDR de Bauru, denominado “Cidades Emancipadoras”. José Xaídes comentou mais sobre a importância deste documento para quem sonha em cidades melhores, mais inclusivas e acessíveis. No texto, ele dá exemplos do próprio município em que vive e onde aconteceu o encontro.

“Os exemplos dos PIPs, apresentados por seus representantes, dos Indígenas em contextos urbanos de Bauru, Duartina e Avaí, dos Idosos ( Eternos Jovens), Dos Bairros patrimônios do Estoril II e Jardim Redentor de Bauru, Da Malha Ferroviâria e Das ZEIS- Zonas Especiais de Interesses Sociais ( Favelas, Assentamentos, Palafitas), Centros Urbanos e Bairros Tradicionais entre outros, legitimam estas possibilidades de EMANCIPAÇÃO das pessoas, perante as omissões governamentais e mesmo antecipando os seus interesses para um debate mais qualificado e empoderado contra a especulação urbana, o autoritarismo e a manipulação política tradicional do planejamento. Uma Governança Trabalhista, deve legitimar e legalizar esta cultura de práticas diretas de se pensar e gerir as cidades. O MCDR, assim, cumpre seu papel, no III Congresso Estadual de São Paulo, em pautar a busca de cidades sustentáveis com foco na governança trabalhista, buscando atender à maioria da população que precisa do poder público, enfatizou Xaídes agradecendo a colaboração do secretário-geral do MCDR, Lauri Bernardes.

Homenagem ao Sargento Darcy

O evento também foi marcado pela emoção. A jornalista Inês Ferreira, secretária do MCDR de Bauru, em nome do movimento, prestou uma homenagem a Darcy Rodrigues, conhecido como Sargento Darcy, morto há dois anos.

A jornalista conviveu com Darcy durante muitos anos e esteve ao seu lado até seus últimos dias de vida. Os filhos Jorge e Yuri falaram do pai com emoção e lembram momentos marcantes da participação política de Darcy, na construção da democracia brasileira.
Darcy participou da luta armada contra a ditadura militar nas décadas de 60 e 70, treinou guerrilheiros no Vale do Ribeira e foi considerado o braço direito de Carlos Lamarca.

Foi exilado em Cuba e retomou ao Brasil graças a anistia aos presos políticos. Ele participou do II Encontro do MCDR, em São Paulo, onde foi eleito membro honorário do movimento.

Nova Executiva do MCDR/SP

Presidenta: Solange Theodoro
Vice-Presidente: Airtom Batista
Secretário-Geral: Professor Xaídes
Secretária-Adjunta: Roseli Barbosa (India)
Tesoureiro: Josué Brizola
Secretário Relações Institucionais: Marcio Aurélio
Secretária de Comunicação: Inês Ferreira
Secretária de Cultura: Monica Moura
Secretário de Educação: Professor Nilton Ribeiro
Secretário Jurídico: Marcello Moreno
Secretário Economia Solidário: Jonas Duarte
Vogal: DJ Cuco (Santos)