Carlos Lupi lança cartilha de Therezinha Zerbini em São Paulo

Wellington Penalva
04/12/2023

Obra realizada pelo CMT traz a trajetória da trabalhista que combateu a ditadura e criou o MFPA

A cartilha em homenagem à Therezinha Zerbini, editada e publicada pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT, foi lançada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante o Encontro Regional do partido realizado em São Paulo, no último dia 27. A publicação faz parte da série “Memórias Trabalhistas” e conta a trajetória da trabalhista que lutou contra a Ditadura Militar, foi presa e liderou o Movimento Feminino pela Anistia (MFPA).

“Hoje, estamos lançando aqui no estado um livro sobre a história da grande trabalhista e amiga, Therzinha Zerbini, esposa do general Euryale Zerbini. Ele foi caçado e torturado, e após a perda trágica do marido, Therzinha, demonstrando o valor e a importância da mulher brasileira, liderou um grupo que lutava pela Anistia Ampla, Geral e Restrita. Aqueles que puderem, leiam este livro. Ele contém um relato feito pela nossa Fundação sobre a história de luta e resistência de Therzinha”, anunciou o ministro.

A publicação, disponível na biblioteca virtual da FLB-AP, tem ainda uma homenagem especial à Miguelina Vecchio, presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), falecida este ano. Vecchio era uma de suas seguidoras na luta por igualdade e pela democracia e foi a voz mais influente e visceral do PDT na causa das mulheres nos últimos anos.

Esta edição da série “Memórias Trabalhista” também tem a participação especial da sobrinha de Zerbini, Maria Luisa Franco Godoy, e do advogado trabalhista Álvaro Egas, do PDT de Guarulhos (SP), responsável por conseguir a documentação dos governos ditatoriais brasileiros referente às ações contra Therezinha.