Chico Anysio no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, é o que propõe Dr. Mário Heringer


Ascom Dr. Mário Heringer
13/12/2023

O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) apresentou, nesta terça-feira (12), um projeto de lei que visa inscrever o nome do humorista Chico Anysio no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O livro é um memorial em que são reunidos os nomes de brasileiros que se destacaram pela defesa do país ou pela construção da nação.

Na justificativa do Projeto de Lei 5959/2023, Heringer destaca a importância de Chico Anysio para a cultura brasileira. O humorista, que morreu em 2012, aos 80 anos, foi responsável pela criação de mais de 200 personagens, que se tornaram ícones do humor nacional.

“Chico Anysio foi um verdadeiro gênio da comédia. Ele nos fez rir com seus personagens hilários, que representavam o cotidiano brasileiro com muito talento e sensibilidade”, afirma Heringer. “Seu legado é inestimável para a cultura brasileira, e é justo que seu nome seja inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.”

O projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados e precisa ser aprovado por comissões da Casa e pelo plenário. Se aprovado, será encaminhado para o Senado Federal.

Legado

Chico Anysio é considerado um dos maiores humoristas da história do Brasil. Ele começou a carreira no rádio, no final da década de 1940, e, logo, se tornou um dos nomes mais populares do país.

Chico criou mais de 200 personagens, que se tornaram ícones do humor brasileiro. Entre seus personagens mais famosos estão o Professor Raimundo, o Bozó, o Bento Carneiro, o Alberto Roberto, Justo Veríssimo, Nazareno, Painho, Salomé, Dr Saraiva.

O humorista nascido em 12 de abril de 1931, em Maranguape, Ceará, participou de diversas novelas e filmes. Premiado com vários troféus, além da atuação cênica, escreveu mais de 20 livros e gravou mais de 10 discos.

A morte de Chico Anysio, em 2012, aos 80 anos, foi um grande baque para o humor brasileiro. Seu legado, no entanto, continua vivo, e ele é considerado uma das figuras mais importantes da cultura brasileira.

Confira a íntegra do Projeto de Lei 5959/2023 e sua tramitação: https://abre.ai/chicoanysio.