Axel Grael, prefeito de Niterói (RJ), participa da Conferência do Clima no Egito


Ascom prefeitura de Niterói (RJ)
09/11/2022

“Eleição de Lula estabelece cenário de diálogo e combate às mudanças climáticas”

O prefeito de Niterói, Axel Grael, defendeu nesta terça-feira (8/11) em Sharm El Sheikh, no Egito, na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-27), a importância das cidades nas ações de resiliência e na luta pela mitigação das emissões de carbono. No pavilhão de Inovação das Nações Unidas, Axel destacou o novo cenário político brasileiro e a importância da parceria entre as diferentes esferas de poder.

“A eleição do presidente Lula estabelece um novo cenário de diálogo e de combate às mudanças climáticas em nosso País. O Brasil retomará seu protagonismo internacional neste tema, que precisa se ratificar também como prioridade dos governos locais e da sociedade organizada”, disse Grael, que também é vice-presidenteda Frente Nacional de Prefeitos, que reúne os 500 maiores dos mais de 5 mil municípios do País.

Durante o evento no Egito, que reúne delegações de 200 países, Axel Grael apresentou iniciativas de Niterói para resiliência, redução de desequilíbrio ecológico e requalificação urbana com soluções inovadoras baseadas na natureza. Ele citou investimentos da cidade em obras de contenção de encostas e mencionou o recém-inaugurado painel do IPCC municipal, uma plataforma de informações sobre mudanças climáticas, como parte das propostas de implantação de políticas públicas voltadas para neutralização de carbono e a ampliação de ações de preservação e sustentabilidade na cidade.

Axel Grael é engenheiro florestal, foi presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no governo de Leonel Brizola e foi um dos pioneiros da luta em defesa do meio ambiente no Brasil quando fundou junto com outros defensores do meio ambiente, ainda no início dos anos 80, o Movimento de Resistência Ecológica (More) em Niterói.

Grael também destacou na sua fala a criação da Moeda Arariboia, em Niterói, como um modelo inovador de transferência de renda, e o programa Jovem EcoSocial, que promove a inclusão social de jovens.

“Nós selecionamos a comunidade do Caramujo, que sofreu muito com chuvas intensas provocadas pelas mudanças climáticas, para iniciar um projeto de conscientização climática no qual as famílias que cumprirem metas de redução de consumo de água, de energia e de lixo recebem valores na moeda Arariboia, que beneficia mais de 100 mil famílias pobre, que podem ser usados na cidade”, disse o prefeito.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, que acompanha Grael no Egito, destacou por sua vez que Niterói já vem realizando ações para o enfrentamento de fenômenos climáticos extremos. “A Secretaria do Clima, em parceria com outras secretarias da cidade de Niterói, está trabalhando em diferentes frentes como o projeto de neutralização de carbono em comunidades e a transição energética dos prédios públicos, como o Hospital Getulinho, que será o primeiro hospital neutro em carbono do Brasil”, ressaltou Paez.

Axel Grael também falou da experiência com o programa Niterói EcoSocial, que está na segunda edição. “Nós escolhemos 500 jovens de comunidades em vulnerabilidade social para participarem de um amplo programa de reflorestamento e de capacitação técnica em diversas áreas. É um programa que já está em sua segunda turma e tem muitos resultados positivos”, disse o prefeito.

“É muito importante envolver estudantes e jovens no tema da sustentabilidade e das mudanças climáticas, mostrar que tudo o que eles fazem importa. Eles querem se envolver e serem ativos. O que fazemos é dar voz e condições para que eles ajam”, frisou.

Na segunda-feira (7), no Egito, Axel participou do painel Boas Práticas em Múltiplos Níveis de Ações para Emergência Climática, no pavilhão da organização internacional Iclei, Governos Locais para a Sustentabilidade. O moderador foi o secretário executivo do ICLEI, o belga Gino Van Begin e os debatedores foram a representante de Maui (Havai), Kelly King; o prefeito de San José (EUA), Sam Liccardo, e Marília Melo, secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais.