Ação da Mulher Trabalhista de Minas Gerais realiza formação em legislação eleitoral e marketing político


28/11/2023

Mulheres preparadas para o pleito eleitoral de 2024. Essa foi a dinâmica aplicada durante o curso de formação política para pré-candidatas e militantes da Ação da Mulher Trabalhista de Minas Gerais (AMT-MG). O evento aconteceu no auditório da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (AFFEMG), na Savassi, região centro-sul de Belo Horizonte. Ao todo, foram sessenta mulheres, representando vinte e dois municípios participantes da atividade de capacitação.

Na primeira etapa do curso, a educadora Dalila Reis trouxe em sua palestra vários conceitos que reforçam “O feminismo e a Feminização dos Espaços de Poder”, com conceitos e bases estruturais em que as mulheres conseguem se assemelhar e aperfeiçoar os seus posicionamentos ideológicos e pedagógicos, a fim de estabelecer uma trajetória política e de poder. Conhecimentos essenciais para o protagonismo cotidiano.

Em seguida, a mesa “Participação da Mulher na Política Partidária: Vivência e Resiliência”, que contou com mulheres de destaque do partido, Sírley Solheiro, vice-presidente nacional do PDT, e das vereadoras Cláudia Guerra, de Uberlândia, e Rayane Bárbara da Silva, de Rio Acima. Elas proporcionaram um dos momentos mais interativos, compartilhando histórias de vida, servindo de inspiração para todas as participantes.

Na segunda etapa do curso, Sírley Soalheiro esclareceu pontos importantes das regras e orientações para o pleito eleitoral de 2024, como prestação de contas, processo de registro de candidatura e o que pode e não pode no período de pré-campanha.

Para fechar mais um curso de capacitação, a AMT de Minas convidou o analista de Marketing, Rafa Santtos, que trouxe em sua dinâmica de trabalho um vasto conceito de  estratégias de conteúdo para as redes sociais. Um momento de aprendizado de técnicas e práticas que melhoram a performance de engajamento, de crescimento orgânico, profissional e de impulsionamento.

A presidente da AMT Minas, Polianna Soalheiro, acredita que a formação das mulheres deve ser contínua e observada nas necessidades do universo feminista.

“Somos maioria na sociedade e menor número nos espaços de decisão. Essa conta não fecha! A organização das mulheres, está na ordem do dia, e deve se dar de maneira pujante e coesa. A AMT se coloca como instrumento de organização e formação das mulheres. Nosso encontro se encerra com uma tarefa para além das eleições que se avizinham. Ele cumpre um papel de mover o conjunto do partido, nossas lideranças, militantes e dirigentes a entender que a garantia da igualdade de gênero é sobretudo, garantir a democracia em nosso país”, enfatiza.

A Ação da Mulher Trabalhista de Minas prevê novos cursos de formação ao longo do período pré-eleitoral.