Posse dos movimentos PDT Diversidade e Axé ocupam ruas de Sete Lagoas em Minas Gerais (MG)


28/11/2023

Moradores do bairro Santa Luzia, em Sete Lagoas – MG, tiveram uma noite bem atípica. Eles foram surpreendidos, na última quinta-feira (23) com a solenidade de posse dos movimentos PDT Diversidade e Axé, que tomaram as ruas próximas à Associação da Resistência Afro-Brasileira/ Direitos Humanos (Araceupo). Ao todo, cerca de 300 pessoas de religiões de matrizes africanas e da população LGBTQIAPN+ prestigiaram este importante evento – uma demonstração de força do partido em mobilizar vários segmentos sociais no município.

Além de autoridades,  o presidente estadual do PDT Diversidade, Ramon Calixto, e o presidente nacional do PDT Axé, Pai Marcelo Monteiro, participaram da solenidade de posse. O prefeito de Sete Lagoas, Duilio de Castro, também participou do ato de abertura. A liderança Pai Fábio Paiva foi empossado presidente estadual do PDT Axé, que na sequência empossou, Sue Marie Trindade Vieira, presidenta da executiva municipal do movimento. Os novos membros da executiva também tomaram posse. Quem vai presidir a executiva municipal do PDT Diversidade é Tiago Mariano Diniz, que foi empossado ao lado das suas companheiras e de companheiros de luta pelas causas LGBT+.

Após a cerimônia de posse, todos puderam acompanhar as manifestações culturais da Guarda de Moçambique de São Benedito e Santa Efigênia – União do Rosário e da roda do grupo de capoeira do mestre Gato Preto, que encerrou o evento.

Para o presidente estadual do PDT Diversidade, Ramon Calixto, este é o momento de reflexão em torno da construção de uma cultura de paz e de resistência às diversas intolerâncias estruturais presentes na sociedade. “Após vivenciarmos momentos tenebrosos nos últimos anos, precisamos erguer a cabeça e seguir firmes na idealização de ações de unidade entre os brasileiros, sobretudo na retomada dos avanços de direitos da população LGBT+ e de tolerância a todas as religiões”, enfatiza o dirigente.

Já o presidente nacional do PDT Axé, Pai Marcelo Monteiro, acredita que com a nova direção estadual do movimento,  ele ganhará força nas trincheiras de luta.

“O Pai Fábio terá agora uma grande missão em Minas, trabalhar para que o movimento se organize por meio de novas executivas, além de realizações de congressos. Temos que manter um trabalho firme contra a intolerância religiosa, uma dívida histórica que devemos para com os povos de tradições de matrizes africanas em nosso país”, destacou.

Já Pai Fábio garantiu que sua gestão à frente do PDT Axé no estado vai ser um novo marco para romper os preconceitos. “Não vamos tolerar que a polícia ou o Estado venham discriminar as atividades das casas religiosas. Devemos ser respeitados como todas outras religiões em nosso país. Chega de abordagens policiais que paralisam os nossos cultos e tradições”, disse o dirigente durante a solenidade.

A presidente do Partido Democrático Trabalhista de Sete Lagoas, Camila Figueiredo, comemorou a força do partido no município. “Foi simplesmente maravilhoso o evento. As ruas do bairro Santa Luzia respiraram cultura, e ver a união dos povos de terreiro expressando a sua fé, sua resistência, participando de um evento político, abraçando e sendo abraçados pela coletividade, deixa uma esperança real de que a hegemonia nos espaços de poder da nossa cidade possa enfim ser quebrada. E ver a voz da população LGBT+ ser ecoada em nossa cidade por meio do PDT Diversidade é motivo de muito orgulho”, afirmou a presidente.

Também marcaram presença no evento representando o presidente da Juventude Socialista de BH, Wagner Henriques, o militante Polonês, e o presidente estadual do Movimentos do Advogados do partido, Danilo Sebe.