A vida de Jango sempre será um farol para o PDT

Wellington Penalva
01/03/2024

Com as reforma de base, o líder trabalhista quis transformar o Brasil. Os pedetistas seguem sua trilha

Hoje, rememoramos o nascimento de uma das figuras mais emblemáticas da política brasileira: João Belchior Marques Goulart, conhecido carinhosamente como Jango. Sua trajetória, marcada pela defesa incansável dos direitos dos trabalhadores e pelo compromisso com o desenvolvimento nacional, ressoa até hoje, especialmente dentro das fileiras do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

João Goulart assumiu a Presidência em circunstâncias turbulentas, após a renúncia de Jânio Quadros em 1961. Seu governo foi caracterizado por um forte desejo de implementar as chamadas “Reformas de Base”, um conjunto de medidas que visavam a transformação estrutural da sociedade brasileira. Entre elas, destacavam-se as reformas agrária, urbana, educacional e tributária. O objetivo era reduzir as desigualdades sociais e econômicas e promover uma maior participação popular na política do país.

O legado das Reformas de Base e os ideais trabalhistas de Goulart encontram profunda ressonância no PDT. Fundado por Leonel Brizola, um estreito aliado de Jango, o partido tem se dedicado a perpetuar a linha trabalhista e desenvolvimentista que o trabalhista defendeu. O PDT abraça a causa dos direitos dos trabalhadores, a educação pública de qualidade e as políticas de desenvolvimento econômico que favoreçam a inclusão social.

A atual atuação do PDT no cenário político brasileiro reflete o compromisso contínuo com essas bandeiras. A luta por justiça social, direitos trabalhistas e desenvolvimento nacional sustentável está no cerne das políticas e propostas do partido. Ao seguir esses ideais, a legenda honra a memória de João Goulart e reafirma seu compromisso com um Brasil mais justo e igualitário.

Ao celebrarmos o aniversário de nascimento de Jango, é imperativo reconhecer sua contribuição inestimável à causa trabalhista e ao desenvolvimento do Brasil. Seu legado nos inspira a continuar a luta por um país que valoriza a dignidade do trabalho, a justiça social e o desenvolvimento econômico inclusivo. No PDT, seguimos firmes na trajetória trabalhista e desenvolvimentista, um caminho que foi tão bravamente trilhado por Goulart.

Em tempos de desafios e incertezas, a história de João Goulart nos lembra da importância de permanecermos fiéis aos princípios de justiça e igualdade. Seu legado não é apenas uma memória do passado, mas um farol que guia nossa ação política no presente e no futuro. No dia de seu nascimento, reafirmamos nosso compromisso com os ideais trabalhistas e desenvolvimentistas que ele tão ardentemente defendeu.