Tania Lyra e a saga do Trabalhismo: Memórias de luta e exílio


Wellington Penalva
08/12/2023

Novo episódio do “Trabalhismo na História” traz a trajetória da trabalhista que enfrentou a ditadura

 

No episódio mais recente da série “Trabalhismo na História” do Centro de Memória Trabalhista do PDT, a protagonista é Tania Lyra, uma figura emblemática no cenário político brasileiro. Em uma conversa íntima e reveladora, a trabalhista descreve sua jornada desde a infância no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, até os dias atuais, abordando a intensa vivência no cenário político e social do Brasil.

Nascida e criada em um contexto familiar politicamente ativo, Lyra relata como a proximidade com a União Nacional dos Estudantes (UNE) moldou seus primeiros passos na militância. Ela destaca a influência dos eventos históricos, como o suicídio de Getúlio Vargas e o golpe militar de 1964, que aguçaram sua percepção política e a impulsionaram para a resistência ativa contra o regime ditatorial.

A entrevistada mergulha em memórias do exílio, um período que, segundo ela, foi marcado por desafios e aprendizados. Fora do país, Lyra não apenas lutou pela democracia, mas também teve a oportunidade de conhecer e trabalhar ao lado de líderes trabalhistas renomados, ampliando sua visão sobre as lutas sociais e políticas. Seu relato sobre o Encontro de Lisboa se destaca como um momento crucial, onde estratégias para a redemocratização do Brasil foram discutidas.

Esta entrevista não é apenas um registro histórico; é uma fonte de inspiração e conhecimento. Ela proporciona uma visão íntima do Trabalhismo brasileiro, contada por uma de suas protagonistas. Por meio de suas palavras, é possível compreender a dinâmica do movimento trabalhista no Brasil, suas lutas, desafios e conquistas.

Tania Lyra, com sua história de vida, se apresenta como um exemplo de coragem e dedicação à causa trabalhista, motivando a nova geração de pedetistas e todos aqueles comprometidos com a justiça social e a democracia. Confira a entrevista completa no canal do CMT no Youtube ou logo abaixo.