Semana da Consciência Negra: CMT traz discursos de Alceu Collares em série de podcasts


Wellington Penalva
20/11/2023

O líder trabalhista negro ultrapassou barreiras sociais chegando ao Palácio do Piratini no Rio Grande do Sul

 

Na Semana da Consciência Negra, o Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT apresenta uma série inovadora de podcasts que trazem à tona os discursos históricos de Alceu Collares. A iniciativa, que celebra o legado do indiscutível líder trabalhista, também reflete sobre temas atuais de igualdade racial e política, além de ser um retrato vivo do partido que nasceu lutando por justiça às minorias.

Alceu Collares, nascido em 1927 em Bagé (RS), é uma figura emblemática na política brasileira. Sua jornada, da infância em uma família pobre à posição de governador do Rio Grande do Sul, é uma história de superação e resiliência. O expoente trabalhista, que também foi prefeito de Porto Alegre, é conhecido por ser o primeiro negro a ocupar esses altos cargos, desafiando as barreiras raciais e sociais de sua época.

A série de podcasts, disponível em todas as plataformas de áudio, inclui cinco discursos marcantes de Collares. Cada episódio destaca um aspecto diferente de sua carreira e visão política. Os temas vão desde análises críticas sobre o sistema partidário brasileiro, em 1971, passando pela luta pela identidade partidária com a perda da sigla PTB, em 1980, e a reflexão sobre a Lei Áurea, em 2005.

O episódio sobre o Dia da Consciência Negra, de 2005, ressalta a importância da data na luta contra o racismo, enquanto o discurso sobre os 20 anos de anistia, em 1999, revisita a memória da resistência aos anos de chumbo e a contínua luta pela justiça e democracia no Brasil. Todos necessários, ainda hoje, para embasar a busca por igualdade racial no país.

O objetivo desses podcasts é reviver as palavras de Collares, conectando-as com as questões atuais. A escolha do período da Semana da Consciência Negra para o lançamento não é apenas simbólica, mas também reafirma o compromisso do PDT com a sociedade e com a população negra, historicamente empurrada à subcidadania. Os discursos oferecem uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados no passado e fornecem inspiração para lidar com os desafios atuais e futuros na política brasileira.

Esta série é um convite aos ouvintes para mergulharem no legado de Alceu Collares, explorando as lições do passado e sua aplicabilidade no presente. O CMT, através destes podcasts, oferece uma janela para a história, incentivando uma reflexão sobre a importância da justiça social e da política inclusiva no Brasil.