Previdência Social expande atendimento em Niterói (RJ) com novo posto do INSS


Ascom Ministério da Previdência Social
17/11/2023

Para facilitar o atendimento dos segurados em Niterói (RJ), o Ministério da Previdência Social inaugurou em parceria com a prefeitura, nesta sexta-feira (17), um posto avançado do INSS em Piratininga, na Região Oceânica. O ato contou com as presenças do ministro Carlos Lupi, do prefeito Axel Grael (PDT) e do presidente da autarquia federal, Alessandro Stefanutto.

Resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o governo federal e a prefeitura, a nova unidade foi instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, nº 6666, e permitirá o suporte presencial a cerca de 1,2 mil cidadãos por mês.

Entre os serviços disponíveis, o requerimento e a manutenção de benefícios previdenciários e assistenciais, além do fornecimento de extratos do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), de resultado de perícia médica e de simulação de tempo de contribuição.

Com a viabilização de novas estruturas integradas, as parcerias públicas e privadas possibilitam, segundo Carlos Lupi, a redução do prazo para conclusão das tarefas do INSS e da Perícia Médica Federal, que é uma prioridade estabelecida desde a recriação da pasta em janeiro.

“Cada vez mais presente, o atendimento humanizado do INSS está progredindo para garantir que o cidadão tenha pleno acesso  aos seus direitos. É um compromisso do governo federal e da prefeitura de Niterói”, afirmou Lupi.

“A reestruturação do Ministério e do INSS permitirá uma evolução contínua e efetiva dos serviços. É o resgate do serviço público após anos de destruição”, completou, ao também conhecer os centros Integrado de Segurança Pública e de Controle Operacional de Mobilidade.

Axel Grael apontou a Previdência como um dos serviços mais importantes para o povo brasileiro.

“Estamos avançando muito no desenvolvimento da infraestrutura da Região Oceânica. Por isso, é relevante ter o INSS cada vez mais perto do cidadão”, destacou, ao lado dos secretários Executivo e e da Região Oceânica, Rodrigo Neves e Binho Guimarães.

Segundo Alessandro Stefanutto, o INSS “está aumentando o seu alcance em um período de reconstrução”.

“O qualificado espaço representa o sucesso da parceria entre os governos federal e municipal. Nossa prioridade é promover um atendimento cada vez mais humanizado”, relatou.

Entre os demais presente, o vice-prefeito, Paulo Bagueira, a deputada estadual Martha Rocha, o secretário de Educação, Bira Marques, o superintendente regional do INSS, Marcos Fernandes, além de vereadores e representantes da sociedade civil.