Roberto Viana, presidente nacional do MCDR, assume Secretaria da Cultura de Fortaleza (CE)


Por Elizângela Isaque
09/04/2024

Ministro Carlos Lupi e deputado federal André Figueiredo prestigiaram cerimônia de possa nessa sexta-feira (12)

O presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) do PDT, Roberto Viana Júnior, assumiu nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). A cerimônia de posse, que aconteceu na Galeria Chico da Silva, na sede da Secretaria, foi prestigiada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pelo presidente nacional interino do PDT, deputado Federal André Figueiredo, e pela presidente da Ação da Mulher Trabalhista do Ceará (AMT-CE),  Cristhina Brasil.

Entusiasmado, o ministro de ressaltou a atuação de Viana como presidente fundador do MCDR dentro do partido, o que permitiu um melhor alinhamento da pauta da Cultura com os ideais defendidos pelo Trabalhismo pedetista.

“Roberto pra nós é motivo de muito orgulho. Sua trajetória no PDT e luta em defesa da Cultura e de Fortaleza são características de sua vida. Ele organizou o Movimento Cultural do partido e deu vida ao debate da Cultura para nós trabalhistas. Te desejo sorte e pode contar comigo nessa nova caminhada”, declarou Lupi, presidente nacional licenciado do PDT.

Ao reiterar o importante papel desempenhado por Viana fundador do MCDR, bem como sua atuação na Juventude Socialista (JS), André Figueiredo pontuou o preparo do novo Secretário para a pasta e garantiu o apoio necessário, em âmbito parlamentar, para o trabalho a ser desenvolvido.

“Conheci o Roberto muito jovem, ainda na Juventude Socialista do PDT. Ali já se destacava por sua atuação na militância Cultural. Suas experiências e juventude farão toda a diferença no comando da Secretaria. Roberto, conte comigo em Brasília pra gente continuar avançando e fazendo mais pela Cultura do Brasil, Ceará e em especial Fortaleza”, afirmou André Figueiredo.

Em publicação oficial, o prefeito da capital cearense, José Sarto, que anunciou o nome do novo titular da Secretaria de Cultura na última segunda-feira (8), desejou “muito sucesso” aos novos 16 secretários municipais, incluindo Roberto Viana, e pediu “máximo empenho” em suas funções.

Trajetória

Músico multi-instrumentista, produtor cultural e criador do Festival de Música da Juventude de Fortaleza, Roberto Viana Júnior é produtor, gestor cultural e ex-presidente do Conselho Estadual de Juventude. E é com toda essa bagagem que o pedetista afirma ter recebido o convite do prefeito e do e do ex-secretário da pasta Elpídio Nogueira, que se afasta da função anterior para concorrer ao cargo de vereador, para desempenhar o que ele considera ser um papel de “fundamental importância”.