Projeto do deputado Josenildo institui Programa Minha Primeira Empresa


Ascom / Lid. PDT
27/02/2023

Iniciativa vai contemplar jovens, universitários e autônomos que já estão em atividade

 

O deputado Josenildo (PDT–AP) apresentou à Câmara dos Deputados projeto que institui, em todo o Brasil, o Programa Minha Primeira Empresa (Prompe), cujo objetivo é incentivar a abertura de novos negócios no país, por meio de um programa de capacitação e acesso a crédito para potenciais interessados em implementar seu primeiro empreendimento empresarial.

Poderão ser beneficiados pelo programa os jovens, universitários em formação ou com até dois anos de formados, além dos autônomos participantes da economia informal do país. Em outra vertente de inclusão socioeconômica, o Prompe também se destina a beneficiar pessoas participantes de programas sociais federais, estaduais e municipais. A ideia é que esses indivíduos possam ser capacitados e tornem-se empreendedores, deixando de depender de programas sociais, com autonomia financeira proporcionada por rendimento próprio.

A iniciativa busca reproduzir, em todo o território nacional, programa semelhante e que apresentou excelentes resultados no incentivo ao empreendedorismo no estado do Amapá, durante o governo do também pedetista Waldez Góes, atual ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do País.

O autor do projeto lembra que as pequenas e médias empresas têm inúmeras dificuldades para se manter nos primeiros anos de vida. Sofrem por falta de capacitação de seus administradores, por falta de conhecimento do setor de atuação ou de como lidar com clientes, ou pela carência de domínio de aspectos financeiros básicos para gerência do caixa.

Em média, de cada 100 empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. E, ainda assim, em 2022, os negócios de pequeno e médio porte foram responsáveis por 72% dos empregos gerados no Brasil, alcançando 30% do PIB e 99% dos empreendimentos brasileiros.

Segundo Josenildo, “a iniciativa vai ajudar na reconstrução do nosso País, incentivando a abertura de novos negócios, gerando renda, promovendo a inclusão social e melhorando a qualidade de vida da nossa população”.