Previdência Social é fonte de cidadania para o povo brasileiro”, disse Carlos Lupi, nesta quarta-feira (14), em cerimônia na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O ato marcou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores.
Organizada por iniciativa da Central Única das Favelas (CUFA) e com apoio de dezenas de parlamentares, o movimento fortalece o desenvolvimento de políticas públicas, como seguridade social, educação e saneamento, em comunidades de todas as regiões do país.
Ao discursar, Carlos Lupi disse que o governo do presidente Lula apresenta um compromisso com a temática da Frente e segue priorizando a retomada das ações atreladas ao bem-estar da população, principalmente das camadas mais vulneráveis.
“O governo federal está investindo em ações que mudem, no dia a dia, a realidade de cada brasileiro. Um dos pontos de destaque está na reestruturação da Previdência Social, que gerencia o maior programa social do mundo. A partir do INSS, garantimos o direito de cerca de 38 milhões de brasileiros”, afirmou, ao citar o lançamento da carteira “Meu INSS+”, que garante vantagens gratuitas para todos os segurados.
“Através de uma gestão eficiente e integrada, o tempo de resposta da autarquia federal está diminuindo. Até dezembro, adequaremos para 45 dias o prazo médio de conclusão das solicitações”, completou.
Entre os presentes, os ministros do Planejamento, dos Povos Indígenas, da Gestão e Inovação, do Turismo, da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial, Simone Tebet, Sonia Guajajara, Esther Dweck, Daniela Carneiro, Silvio Almeida e Anielle Franco, respectivamente, bem como a presidente e o secretário da CUFA, Kalyne Lima e Preto Zezé.