Previdência Social coloca atendimento presencial e humanizado nas agências do INSS como prioridade estratégica


Ascom Ministério da Previdência Social
22/08/2023

O Ministério da Previdência Social colocou o atendimento presencial e humanizado nas agências do INSS como prioridade estratégica. A nova política foi referendada pelo ministro Carlos Lupi durante a Oficina de Definição Estratégica da autarquia federal, que foi realizada nesta terça-feira (22), no formato híbrido.

Com debates programados para todas as regiões do país ao longo do ano, a pasta reunirá gestores nacionais e locais para estruturar, implementar e avaliar medidas que garantam a formulação de um projeto operacional atrelado, na prática, às políticas sociais do governo federal. Entre os destaques, está o investimento constante na contratação e qualificação de servidores para o suporte nas agências.

“Priorizamos o atendimento presencial e humanizado, pois é um modelo fundamental para a garantia de direitos e o fomento da cidadania. E isso é possível pois existe um quadro técnico eficiente e comprometido que está em constante expansão e evolução”, afirmou Lupi.

“A reestruturação das nossas unidades vai contribuir, complementarmente, para a prestação do serviço com ainda mais qualidade. O povo será acolhido da melhor forma para garantir, até dezembro, seus direitos em até 45 dias”, completou o ministro, citando o avanço do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que foi criado, em julho, através da Medida Provisória nº 1.181.

Para o presidente da autarquia federal, Alessandro Stefanutto, a nova gestão federal está resgatando o potencial da instituição responsável por gerir benefícios de mais de 38 milhões de cidadãos.

“É o início de um trabalho. Esta mesa reflete um novo INSS, que está alinhado para entregar melhores serviços em todos os estados. O foco é na humanização, conforme indicado pelo ministro”, concluiu.