Previdência Social aprimora operação das superintendências do INSS para atingir principal meta de 2023: atendimento em até 45 dias

Ascom Min. Previdência Social
06/06/2023

Estruturação nacional contribui para equalização da fila no Nordeste, região com maior demanda acumulada

Para atingir a principal meta de 2023, que é padronizar o atendimento do INSS em até 45 dias, o Ministério da Previdência Social (MPS) aprimora a operação das seis superintendências. O ajuste foi discutido nesta quinta-feira (1), em Recife (PE), ao longo da reunião do ministro Carlos Lupi com o secretário-executivo, Wolney Queiroz, o presidente interino da autarquia federal, Glauco Wamburg, os diretores nacionais e os gestores regionais.

A estruturação nacional possibilitará, complementarmente, a equalização da fila no Nordeste, região com maior demanda acumulada. Segundo o ministro, o avanço está sendo alcançado a partir do suporte, entre as unidades, no processo de análise de benefícios.

“A redistribuição das tarefas entre as superintendências é um avanço operacional que acelera a resposta para os cidadãos. Com a valorização e integração dos servidores e o investimento em infraestrutura, o ganho de produtividade será progressivo”, disse.

“Resgataremos o pleno protagonismo do INSS, que viabiliza direitos para cerca de 38 milhões de brasileiros. É uma prioridade do governo federal com a Previdência Social, maior programa social do mundo”, completou.

Para Wolney Queiroz, a Previdência é um canal de transformação social e está evoluindo com o novo governo.

“Nós temos uma visão social para o Ministério e vamos gerir para melhorar a vida do povo brasileiro”, relatou.

Destacando o engajamento dos servidores, Glauco Wamburg abordou o compromisso do INSS para reconhecer direitos.

“Sabemos o tamanho do nosso desafio e estamos enfrentando com muita garra. A dedicação dos colaboradores de todo o Brasil faz a diferença e o resultado está sendo percebido no dia a dia”, afirmou.

Ao citar a relevância da relação entre os servidores do INSS e da Perícia Médica Federal, o secretário do Regime Geral do MPS, Adroaldo Portal, abordou o modelo colaborativo implementado pela nova gestão.

“A categoria dos peritos tem um legado de servidos prestados ao Brasil e conta com uma missão muito importante pela frente, principalmente, na ponta”, apontou.

O encontro contou com manifestações do diretor do Departamento de Perícia Médica Federal do Ministério, Eleumar Menezes Sarmento, do procurador regional da 5ª Região, Luiz Henrique Araujo, e dos diretores de Finanças, de Benefícios, de Gestão substituta, de Governança e Tecnologia do INSS, Alessandro Stefanuto, André Fidélis, Sandra Luna, Ana Tietz e Ailton Nunes, respectivamente.

Entre os representantes do INSS, também participaram os superintendentes do Nordeste, Rogério Souza; do Sudeste I, Vanderlei Barbosa.

Sudeste II, Thiago Prata; do Sudeste III, Marcos Fernandes; do Norte e Centro-Oeste, Lucindo Filho, e do Sul substituta, Marcia Fagundes, bem como dos 23 gerentes-executivos do Nordeste do INSS.