Pioneira no debate sobre cidades não-sexistas no Brasil, Recife se torna referência após realização do Fórum Internacional


Ascom vice-prefeita Isabella de Roldão
20/10/2023

Promovido pela Prefeitura da capital pernambucana, evento foi concebido pela vice-prefeita Isabella de Roldão

A realização do primeiro Fórum Internacional “Recife: Cidade Não Sexista – Diálogos Globais para a Construção de uma Cidade Mais Igualitária” foi um sucesso. Durante os dois dias de evento, o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, recebeu mais de 600 pessoas que debateram sobre o desenvolvimento de uma cidade mais respeitosa, justa e com igualdade de gênero.

O segundo dia do evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, foram realizados os painéis “Educação e Formação para Igualdade de Gênero: O Papel da Educação como Elemento Transformador para Formação Cidadã” e “Mulher e Poder: Desafios e Perspectivas da Participação Feminina nos Espaços de Poder”.

Pela tarde, fechando o evento, os painéis discutiram a “Agenda Internacional e os ODS’s: Como Construir Cidades Não Sexistas, Inclusivas e Sustentáveis?” e “Inovação e Tecnologia para Igualdade de Gênero: Potencializando Avanços e Desafios na Construção de uma Cidade Não Sexista”.

Para Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife, presidente do PDT na cidade e idealizadora do evento, Recife se tornou referência para o Brasil na discussão de uma cidade não-sexista. “Estou muito feliz com esse evento tão importante promovido pela Prefeitura do Recife. Tenho certeza que será um Fórum que marcará a história da nossa cidade”, afirma.

Durante o Fórum Internacional, o prefeito João Campos e a vice-prefeita anunciaram um curso sobre igualdade de gênero para os servidores municipais; assinaram um protocolo de intenções que institui o Observatório Recife de Igualdade de Gênero em parceria com a UFPE, UFRPE, UPE E UNICAP; e também assinaram uma carta-compromisso que estabelece o Recife como uma cidade não-sexista até 2037, quando o Recife será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos.