PDT-MA lança a campanha “O PDT abraça você” em alusão ao Setembro Amarelo


Ascom PDT-MA
25/09/2023

Partido promove conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

 

“O PDT abraça você” é o tema da campanha do Setembro Amarelo promovida pelos movimentos partidários em memória do militante Victor Fontenelle, líder estudantil que contribuiu significativamente para as causas juvenis e estudantis do nosso estado.

O Artigo 196 da Constituição Federal estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, garantido por meio de políticas sociais e econômicas que visam à redução do risco de doenças e ao acesso universal e igualitário a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Com base nisso, os movimentos do PDT lançaram a campanha do Setembro Amarelo: “O PDT Abraça Você.

O tema da prevenção ao suicídio e a importância da valorização da vida, promovidos pelo PDT neste mês de setembro, buscam conscientizar sobre as doenças que levam ao suicídio, seus métodos de prevenção e incentivar a busca por ajuda por meio do sistema de saúde pública e outros órgãos.

Idealizada pelo Movimento Negro, a campanha “O PDT Abraça Você” conta com a parceria de outros movimentos partidários, incluindo o Movimento Cultural Darcy Ribeiro, Eco Trabalhismo, Movimento Comunitário, Juventude Socialista, AMT – Ação da Mulher Trabalhista, Movimento Sindical e Diversidade.

Sob o apoio do Presidente do Diretório Municipal, Vereador Raimundo Penha, e sob a liderança do Presidente do Diretório Estadual, Senador Weverton Rocha, um grupo de militantes pedetistas saiu às ruas na sexta-feira (22) para uma atividade de panfletagem no projeto Reviver e terminal Integração, com o objetivo principal de alcançar jovens e adolescentes da nossa cidade.

Durante essa atividade, em poucos minutos, foram identificados dois casos de pessoas enfrentando o dilema do pensamento depressivo diante de suas perdas familiares. Esses eventos reforçaram a importância da campanha promovida pelo PDT, como destacado por Vânia Frazão.

A programação de conscientização do Setembro Amarelo incluiu a Feirinha São Luís, no domingo, e durante a semana, panfletagem seguida de diálogos em faculdades e escolas de ensino médio. O ciclo será encerrado com uma roda de conversa e palestra no dia 29, na sede do PDT-MA (Rua dos Afogados, 468, Centro), às 17h, com os psicólogos Aziz Santos e Marcilância Borges, além da Assistente Social Cleudi Lisboa.

O PDT sempre foi pioneiro nas lutas sociais no Brasil e no Maranhão, defendendo princípios do trabalhismo, com foco na educação, na defesa dos trabalhadores e nas questões que moldam a vida dos cidadãos brasileiros.

No Maranhão, o partido marcou a população através da administração do saudoso Jackson Lago, que reconheceu a necessidade de políticas específicas em diversos municípios. Em São Luís, o partido teve destaque em várias áreas durante décadas de gestões jackicistas e marcas pedetistas na prefeitura, graças à sensibilidade administrativa e humanitária do médico e líder Jackson Lago. Tudo o que foi realizado na capital maranhense, relacionado às gestões municipais para melhorar a qualidade de vida da população, teve o toque do PDT.