PDT lidera discussão sobre Sustentabilidade Hídrica no Senado

Foto: Alexandre Amarante

Por Wellington Penalva
22/03/2024

Sessão requerida por Leila Barros e colaboração de Nelton Friederich, da FLB-AP, destacou ações e diretrizes trabalhistas para a gestão das águas

Em uma sessão especial no Senado Federal, realizada nesta quinta-feira (21), a pedido da senadora Leila Barros (PDT-DF), o PDT reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos hídricos do Brasil. A sessão, dedicada ao Dia Mundial da Água, serviu como plataforma para debater políticas públicas eficazes e promover ações que garantam o acesso justo e sustentável à água para as gerações atuais e futuras.

A senadora Leila Barros, destacando a importância vital do recurso em debate para a sobrevivência e o desenvolvimento sustentável, chamou a atenção para a necessidade urgente de políticas públicas que priorizem a preservação da água, diante da crise mundial hídrica sem precedentes. De acordo com a pedetista, existe uma “apartheid” quanto ao acesso ao recurso.

“As comunidades marginalizadas são frequentemente as mais afetadas pela escassez de água e pela poluição, enquanto as populações privilegiadas desfrutam do acesso abundante e recursos hídricos limpos. Essa divisão não apenas agrava a crise hídrica, mas também reforça um ciclo de desigualdade que perpetua o sofrimento de milhões de pessoas em todo o mundo”, expôs a senadora.

“É nosso dever moral e ético confrontar essa realidade e garantir que todas as pessoas, independentemente da sua origem ou condição social, tenham acesso justo a água potável e limpa”, concluiu.

Integração de práticas sustentáveis

Complementando a visão da parlamentar pedetista, o ex-deputado e professor Nelton Friedrich, coordenador da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) na Região Sul e  membro da Articulação e Defesa de Política das Águas, compartilhou insights valiosos sobre a importância da integração de práticas sustentáveis na gestão das águas.

Friedrich, que é coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade do PDT  possui uma vasta experiência atuando em ambientais, especialmente na questão da Água, destacou a relação intrínseca entre as políticas públicas eficazes e a sustentabilidade hídrica. “As questões ambientais que atingem toda a humanidade são os maiores desafios deste século, e a gestão da água está no cerne dessa discussão”, destacou o especialista.

O pedetista ainda afirmou que a escolha dos governantes deve levar em consideração sua disposição e seus planos para a questão hídrica. “Estão chegando as eleições municipais e aquele candidato ou candidata a prefeito que não colocar na pauta a agenda da água e da sustentabilidade não merece o voto, porque isso é essencial”, asseverou.

O GT coordenado por Friedrich no PDT trabalha ativamente na formulação de diretrizes que reflitam uma abordagem trabalhista para enfrentar esses desafios globais, nacionais e locais. A sessão no Senado reforçou a importância de tais diretrizes, especialmente no contexto da gestão sustentável dos recursos hídricos, evidenciando o compromisso do partido com a promoção de políticas que assegurem a conservação e o uso responsável da água.

Durante a sessão, foram discutidas várias iniciativas e boas práticas em gestão de recursos hídricos, incluindo a necessidade de fortalecer instituições como a Agência Nacional de Águas (ANA). Essas discussões sublinharam a relevância de uma abordagem colaborativa e integrada para a sustentabilidade hídrica, alinhada com os princípios trabalhistas do PDT.

A sessão especial no Senado, liderada por Leila Barros e enriquecida pela expertise de Nelton Friedrich, reafirma o papel pioneiro do PDT na promoção de uma agenda ambiental sustentável. O partido continua comprometido com a defesa dos recursos naturais do Brasil, garantindo que a gestão da água permaneça uma prioridade nas políticas nacional e local, para o benefício de todos os brasileiros e do planeta.

Confira abaixo a fala de Nelton Friedrich: