PDT de Belo Horizonte celebra pré-candidatura de Duda Salabert à Prefeitura da capital de Minas Gerais


Por Eduarda Oliveira
15/12/2023

Nome da pedetista aparece entre as principais intenções de voto do eleitorado belo-horizontino

Nessa quinta-feira (14), aconteceu a confraternização de fim de ano do PDT de Belo Horizonte (MG), na Casa Duda, gabinete da deputada federal Duda Salabert. O evento contou com presenças de membros importantes do partido, como a vice-presidente nacional do PDT, Sírley Soalheiro, o deputado federal e presidente estadual do partido, Mário Heringer, o deputado estadual Alencar da Silveira Jr., os vereadores Bruno Miranda e Miltinho, além do presidente estadual do PDT Diversidade, Ramon Calixto e a presidente estadual da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Poli Soalheiro.

A festa, que foi uma comemoração do ano que se passou, também celebrou a possível pré-candidatura de Duda Salabert às eleições municipais de 2024. O nome da deputada federal, eleita em 2022, aparece como uma das principais intenções de voto para as eleições do próximo ano, de acordo com pesquisas divulgadas.

Em entrevista, Duda diz que a vontade de se candidatar veio do anseio popular “A população que me chamou, vou participar do processo eleitoral porque fui chamada. Acredito que, ganhamos a confiança dos eleitores, porque a gente está sempre na luta em defesa de uma outra sociedade, uma que seja mais diversa e consciente, e isso é muito importante”.

O vereador Bruno Miranda, líder de governo da Câmara de BH, acredita que a candidatura de Salabert à prefeita será muito positiva para Belo Horizonte.

“Acho que Duda qualifica o debate em Belo Horizonte, seja no aspecto ambiental, na pauta da educação, enfim, na área social. A gente espera que isso reverbere em bons frutos para a nossa cidade”.

Reconhecida pela Revista Time como uma das 100 personalidades no mundo capazes de transformar a próxima geração de líderes, Duda Salabert pretende trazer para sua campanha discussões sobre o meio ambiente, mobilidade urbana, educação, desigualdade social e diversidade. Ela destaca que, para que ocorra uma mudança no país, os municípios devem ser o primeiro passo para que ela ocorra.

Sírley Soalheiro, vice-presidente nacional do PDT, diz que a candidatura de Duda às eleições municipais de 2024, iluminará o cenário político belohorizontino. Segundo ela, “Ver uma pessoa como a Duda, que nos representa em todos os sentidos, em todas as pautas, concorrendo na disputa eleitoral, é muito gratificante. Eu tenho certeza que essa caminhada será vitoriosa, e eu estou ansiosa para começar a andar por Belo Horizonte e pedir voto para o 12. Tenho certeza que a Duda será a próxima prefeita de BH.”

Algo muito discutido no evento, foi a situação de insegurança alimentar vivida na capital mineira. Cerca de 100 mil famílias são atingidas pela extrema pobreza na cidade. Duda diz que qualquer pessoa que se candidatar à prefeitura tem obrigação de enfrentar esses números, por isso, a deputada afirma que, em seu projeto de governo, pretende buscar meios para mudar essa realidade.

Sem diversidade, não há democracia

Essa frase está estampada em um jornal fixado na parede do escritório de Duda, e é uma das pautas defendidas por ela, e que será levada para a campanha eleitoral. Ela diz reconhecer que, as violências sofridas pelas populações de travestis, transexuais, e transgêneros é tão grande no Brasil, que as coloca em uma situação de extrema exclusão e marginalidade. Seria por isso, portanto, que Duda pretende trazer um olhar que por muito tempo foi apagado do debate público, fazendo com que as periferias e a população excluída se tornassem evidentes. “Trazer a diversidade pública para um político é um desafio, mas também algo importante que contribui no debate, porque não existe democracia sem diversidade”, ressalta Salabert.

O deputado Mário Heringer destaca a pluralidade na campanha de Duda Salabert e diz que ela “traz para um debate que a disputa ‘nós contra eles’ tem que acabar”. Ele fala também da importância de se dar visibilidade para às pautas que precisam ser discutidas, dizendo que o meio ambiente, a mobilidade urbana e a fome devem ser tratados com mais seriedade.

“A Duda transcendeu a pauta identitária e hoje ela traz para a gente do PDT uma representatividade nas mais importantes pautas e lutas que a sociedade precisa. Então, eu acho que ela vai, com certeza, fazer a diferença como prefeita de BH”, avalia o deputado.

Já o presidente estadual do PDT Diversidade, Ramon Calixto, ressalta o impacto de Duda se candidatar à prefeitura de Belo Horizonte para a população LGBTQIAP+. Segundo ele, “Ter uma pessoa que faz parte da comunidade como liderança da cidade é muito importante para a gente. A Duda traz uma visibilidade para as pautas LGBTs, fazendo com que os debates possam ser ampliados na cidade e contribuindo para a luta contra o preconceito”, diz Ramon.

Além disso, Poli Soalheiro, presidente estadual da Ação da Mulher Trabalhista, enfatiza que a eleição de Duda Salabert é de extrema importância para a representatividade das mulheres na política, já que ela seria a primeira mulher a ser eleita como prefeita da cidade.

“Belo Horizonte elegeu 51 prefeitos na sua história. No entanto, nenhuma mulher. A Duda, para além do recorte de gênero, trás um programa de cidade responsável e comprometido com os reais interesses da população com um olhar feminista. Afinal, uma cidade boa para as mulheres, é uma cidade boa pra todo mundo. Com certeza, será um marco histórico pra nossa capital”, comenta Poli.