Na China, Edvaldo Nogueira participa de Fórum Mundial sobre Civilizações


Ascom Prefeitura de Aracaju (SE)
27/09/2023

O prefeito de Aracaju (SE) Edvaldo Nogueira (PDT) participou, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de abertura do 9º Fórum Nishan sobre Civilizações. Realizado na cidade de Qufu, província de Shandong, o evento reuniu cerca de 1.600 pessoas, sendo 330 líderes políticos de diversos países, para discutir sobre os desafios globais, com foco na busca por soluções comuns, a partir da integração e do aprendizado mútuo entre diferentes culturas. Ao acompanhar a solenidade, Edvaldo destacou que o fórum representa “um momento muito significativo para o futuro das nações”.

“Chegamos a um dos principais momentos da nossa viagem. Hoje, participamos do Fórum Mundial sobre Civilizações, um evento de extrema importância e que reúne autoridades do mundo inteiro para debater sobre a humanidade e os desafios globais que enfrentamos. É um evento grandioso, que acontece no local de nascimento de Confúcio, um filósofo chinês de grande relevância para o desenvolvimento, progresso, que inspira a população do Oriente até os dias atuais e, por isso, os seus ensinamentos norteiam os debates do fórum. A ideia deste encontro internacional é encontrar caminhos diferentes para que a humanidade supere as desigualdades, a crise climática, entre outras questões para, a partir disso, avançar, respeitando as diferenças”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou que o fórum internacional é, também, uma estratégia do governo chinês para estabelecer relações com países amigos, difundindo a paz e o desenvolvimento comum. “Com este evento, a China demonstra o que está pensando para o mundo, fazendo a diplomacia entre os entes subnacionais. A prova disso é que o fórum conta com a presença de representantes de mais de 300 países, entre gestores, embaixadores, membros de organizações internacionais e líderes governamentais. Todos nós queremos que o mundo avance, mas o que o evento colocou foi que, para isso, é preciso repensar as ações, a partir dos valores mundiais”, reiterou o prefeito.

Discussões

O Fórum de Nishan foi aberto oficialmente pelo vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, Shohrat Zakir. Em seu discurso, ele enfatizou a importância do respeito às diversidades das civilizações como um caminho para a promoção da inclusão e para a construção de um futuro melhor. Em sua fala, Shohrat Zakir colocou ainda que a comunicação igualitária e a aprendizagem mútua entre diferentes civilizações “proporcionariam uma forte orientação espiritual para a humanidade resolver os problemas atuais e alcançar o desenvolvimento comum”.

Na sequência, outros representantes do governo chinês discursaram na cerimônia, como o secretário do Partido Comunista da China em Shandong, Lin Wu. Em sua participação, ele disse que “Shandong está disposta a trabalhar em conjunto com os amigos nacionais e estrangeiros para construir, conjuntamente, um ambiente amigo, aberto à civilização moderna e inclusiva, marcada pelos avanços culturais e pela prosperidade comum”.

Após os discursos iniciais, o evento contou com uma palestra do presidente do departamento de Soluções Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) e economista da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs. “Ele é uma figura extremamente renomada, respeitada no mundo inteiro. É um dos maiores economistas americanos, foi professor em Harvard e, agora, leciona na Universidade de Columbia.  Portanto, foi uma palestra maravilhosa, enriquecedora e que mostra a importância deste fórum mundial. Ao final da sua palestra, tive a oportunidade de cumprimentá-lo e de conversar com ele.  Foi uma grande felicidade estar lado a lado com Jeffrey Sachs neste grande evento”, afirmou Edvaldo.

Acompanharam o prefeito no evento internacional a primeira dama Danusa Silva e o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.