José Sarto lança programa Vem Saúde que ofertará postos de saúde itinerantes e Tuk-Tuks dos Remédios em Fortaleza (CE)


Ascom Prefeitura de Fortaleza (CE)
27/09/2023

O programa Vem Saúde, lançado pelo prefeito José Sarto (PDT-CE) nessa terça-feira (26), vai beneficiar os fortalezenses com seis postos de saúde itinerantes. A iniciativa leva todos os serviços da Atenção Primária até as comunidades da Capital, ampliando o acesso aos atendimentos e serviços na área da saúde. Três delas já iniciam suas atividades em outubro e as demais, até o fim do ano.

“Com o pós-pandemia, nós tínhamos uma necessidade urgente de requalificar as unidades básicas de saúde, então surgiu esse programa. Estamos entregando três carretas, e ainda terão mais três, todas equipadas com consultórios médico e odontológico, posto de coleta de exames e sala administrativa. Cada uma é um posto de saúde a mais para substituir os que estão sendo reformados. Elas ficarão, evidentemente, nos postos que iremos demolir para reconstruir, mas logo que terminar as obras, irão para outras áreas da cidade”, informou Sarto.

Os postos de saúde itinerantes foram projetados de forma personalizada para atender a demanda dos usuários da Rede Municipal de Saúde de Fortaleza. O investimento mensal para contratação das seis unidades é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Como complementou o prefeito Sarto, o programa Vem Saúde também engloba ações pioneiras, que serão ampliadas, como a entrega de medicamentos em casa, por meio de triciclos elétricos, os Tuk-Tuks dos Remédios.

“Serão 30 tuk-tuks, cada um carregando até meia tonelada de insumos e medicamentos. São 15 toneladas por dia de materiais que podem ser entregues. Nosso programa começou atendendo os pacientes acamados e, para fazer parte, precisa baixar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza e fazer o cadastro, para que tenhamos noção da demanda”, concluiu.

Ana Carolina Bezerra é cirurgiã-dentista no Posto de Saúde Maciel de Brito, no bairro Conjunto Ceará. Para ela, a estrutura apresentada pelas carretas é fundamental para manter a qualidade no serviço à população. “É uma grande novidade para nós e para todos do Posto. É uma reforma que a gente já almejava há muito tempo, pois é um posto-polo, com muitos serviços e atendendo uma área abrangente do Conjunto Ceará. Então esse projeto novo vem para agregar ainda mais, com uma estrutura linda, com equipamentos muito novos e bons”, comentou.

Participaram da cerimônia de lançamento do Vem Saúde os deputados estaduais Antônio Henrique e Cláudio Pinho; e os vereadores Claudia Gomes, Gardel Rolim, Professor Enilson, Juscelino Pinheiro, Emanuel Acrízio, Raimundo Filho, Moura Taxista, Adail Júnior, Luciano Girão, Veríssimo Filho, Marcílio Martins, Germano He-man, Juninho Aquino, Aguiar Toba, Eulógio Neto, Nega do Henrique Jorge, Josivan Clube, Heitor Holanda, Elisio Carvalho e Jumento.

Programa Vem Saúde: postos de saúde móveis

Das seis unidades móveis, duas são de grande porte e possuem área total de 75 m². Em cada uma delas, a população terá à disposição quatro consultórios para atendimento médico e de enfermagem, com capacidade para três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

“É uma iniciativa inovadora do prefeito Sarto, pois são postos de saúde itinerantes, que vão ajudar e muito a população de Fortaleza. Importante salientar que não é apenas a estrutura interna das carretas, elas também terão containers anexos para funcionamento da farmácia e de sala de exames laboratoriais e ambulatoriais”, defendeu o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo.

Além disso, a unidade poderá realizar até três atendimentos odontológicos de forma simultânea na área destinada aos serviços dentários.

Os outros quatro postos itinerantes são de médio porte e possuem 45 m² cada. As unidades contam com dois consultórios clínicos e um consultório odontológico.

As seis carretas dispõem de recepção e salas para vacina, curativos e esterilização. Também terão anexos montados em contêineres para acolher a farmácia, o laboratório e os banheiros.

Todas as equipes de saúde das unidades móveis terão acesso à Telemedicina, por meio do serviço “Segunda Opinião”. O recurso tecnológico oferta uma troca de informações entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, via sistema, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente. A iniciativa qualifica e reduz filas para consultas com médicos especialistas.

Estrutura

O novo modelo de atendimento conta com automação e sustentabilidade. As unidades móveis estão equipadas com gerador e reservatório de água de 7.500 litros, para manutenção dos atendimentos durante falta de abastecimento de água ou energia elétrica. Para otimizar o atendimento, o acesso de internet é via satélite.

Toda a estrutura foi planejada com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Assim, usuários que utilizam cadeira de rodas ou outro equipamento de auxílio poderão circular em todos os ambientes da unidade.

Atendimento

Os postos de saúde itinerantes percorrerão toda a cidade, de acordo com o cronograma desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Inicialmente, irão acolher os serviços de unidades de saúde que serão reformadas, conforme o pacote de investimentos na área da saúde primária, garantindo a continuidade dos atendimentos.

As três unidades móveis que iniciam as atividades no mês de outubro serão instaladas nas imediações dos postos de saúde Maciel de Brito (Conjunto Ceará), Floresta (Álvaro Weyne) e Terezinha Parente (Lagoa Redonda), para acolher os usuários durante as obras de requalificação dos postos. As demais iniciam seu cronograma de atendimento até o final deste ano.

Programa Vem Saúde: Tuk-Tuk dos Remédios

O programa Vem Saúde também oferta a entrega de medicamentos em casa, por meio dos Tuk-Tuks dos Remédios. Fortalezenses com lesão medular, que aderiram à distribuição domiciliar de forma voluntária, já estão recebendo seus medicamentos e insumos em casa. Atualmente, 2.130 usuários com lesão medular estão cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desses, 60 já aderiram e estão sendo beneficiados.

A iniciativa evita deslocamentos, reduz o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporciona que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente. A Prefeitura está atuando no cronograma de ampliação da distribuição domiciliar de medicamentos, por meio da contratação de mais 24 triciclos. A previsão é que, ainda este ano, novos pacientes possam ser beneficiados, além dos que possuem lesão medular.