Movimento Cultural Darcy Ribeiro de Goiânia realiza 1° Congresso Estadual e elege diretoria


Por Ester Marques
06/03/2024

No último fim de semana, o Movimento Cultural Darcy Ribeiro de Goiânia (MCDR-GO) realizou seu 1° Congresso Estadual e elegeu sua diretoria no estado. O evento também foi propício para definir estratégias de atuação do movimento em prol do desenvolvimento através da cultura e defesa dos direitos das comunidades.

O encontro reuniu vários representantes do movimento como Lauri Bernardes, Secretário Nacional do MCDR, professor Xaides, doutor em planejamento urbano pela USP e coordenador do MCDR de Bauru (SP), indígenas, quilombolas, mulheres negras, movimentos por regularização fundiária, líderes de bairros, artistas, professores, advogados e diversos outros segmentos da sociedade.

Em sua fala, o Prof. Xaides trouxe os Projetos de Iniciativas Populares em desenvolvimento na sua região como exemplo de implementação em Goiás.

“Esses projetos visam garantir a inclusão e os direitos urbanos das populações marginalizadas, como indígenas, residentes de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e moradores de bairros carentes”, afirmou o pedetista.

O Professor também enfatizou a importância da participação dessas comunidades nos processos de planejamento urbano, ressaltando a necessidade de regulamentação integral da lei federal 10.257/2001, que estabelece diretrizes para a política urbana, mas que ainda não foi plenamente implementada em muitas cidades brasileiras.

O MCDR é reconhecido como um espaço de formação política e de luta pelos direitos urbanos, promovendo a conscientização e a busca por cidades mais justas, econômicas, resilientes, sustentáveis, saudáveis e emancipadoras.

Seja você também parte desse movimento! Participe, inclua-se e junte-se à luta por uma sociedade mais justa e igualitária.