Juventude Socialista completa 43 anos e celebra marco de segundo movimento juvenil organizado mais antigo do Brasil


Por Mariana Lessa
20/02/2024

Nesse aniversário, comemoramos a posse da primeira mulher nordestina a presidir a JS, Estephany Neves

Na última quinta-feira (15), a Juventude Socialista (JS) completou 43 anos de existência. A JS é o segundo movimento juvenil organizado mais antigo do Brasil, por isso, a data é um marco para o movimento pedetista, que dimensiona a grandeza e a importância do Trabalhismo dentro da juventude brasileira. São 43 anos de amor ao Brasil e ao seu povo.

Engana-se, porém, quem acha que o legado trabalhista dentro da juventude só existe há 43 anos. Como dizia Brizola, com orgulho, “viemos de longe”. O golpe imperialista que roubou a sigla histórica dos reais trabalhistas também roubou consigo uma juventude que tanto fez pelo Brasil, no século passado, a Ala Moça Trabalhista.

A “antiga” juventude foi responsável por estrear inúmeros quadros, hoje históricos, para a política brasileira, entre eles Leonel de Moura Brizola.

Durante esses 43 anos, a Juventude do PDT participou dos principais momentos da política brasileira, desde o processo da redemocratização após a Ditadura Militar até o Fora Bolsonaro. Os militantes da JS, de norte a sul do país, tomaram as ruas e mostraram o poder da única corrente política verdadeiramente brasileira: o Trabalhismo.

Nesse aniversário, comemoramos a posse da primeira mulher nordestina a presidir a JS, Estephany Neves. Além disso, rememoramos o primeiro presidente da nossa Juventude, Anacleto Julião. Ele que, além de nordestino, é filho dos dois dos maiores nomes da luta agrária na América Latina, Francisco Julião e Alexina Crespo.

Salvo as mudanças inerentes ao tempo e gerações, o desafio dos militantes da Juventude Socialista é o mesmo de 43 anos atrás. A JS é o principal canal de interlocução do trabalhismo ao povo brasileiro, com uma única finalidade: fazer com que o trabalhismo viva eternamente nas veias do Brasil profundo.

É pra lutar
É pra vencer
É Juventude Socialista PDT!

 

*Mariana Lessa é vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e secretária-geral da Juventude Socialista de Pernambuco