José Sarto entrega primeiro posto requalificado e nova farmácia polo em Fortaleza (CE)


Ascom Prefeitura de Fortaleza (CE)
22/06/2023

O prefeito José Sarto entregou, nessa quarta-feira (21), o primeiro posto de saúde requalificado e uma nova farmácia polo, anunciados dentro do pacote de novos investimentos na área da saúde. Uma nova função no app Mais Saúde de Fortaleza também foi lançada, que disponibilizará acesso ao estoque de 17 medicamentos para hipertensão e diabetes.

Durante a entrega, Sarto ressaltou a importância da nova funcionalidade do aplicativo para facilitar o dia a dia da população: “Esse é mais um avanço que estamos dando na atenção básica, uma continuidade do pacote que lançamos há pouco tempo. Estamos garantindo que o usuário, ao chegar no posto de saúde, vá buscar o remédio sabendo que ele está lá, com atualização em tempo real através do Aplicativo Mais Saúde”.

Além da nova funcionalidade, o posto de saúde Benedito Arthur de Carvalho, no bairro Luciano Cavalcante, foi entregue totalmente requalificado para a população. A unidade de saúde também conta agora com uma Farmácia Polo, a 16ª do Município e a primeira a ser entregue dentro do pacote de ações.

A reforma é uma das muitas que já foram feitas na unidade, que faz parte da história do bairro. Para Elenilda Rodrigues, moradora do Luciano Cavalcante há 54 anos, a entrega do posto, que estava com as atividades suspensas devido a reforma, fará muita diferença na sua vida e de sua família. “Estava difícil, eu precisava me deslocar para outro posto um pouco distante, então eu adorei essa entrega, um posto do lado da minha casa, com funcionários muito bons e onde toda a minha família é atendida”.

Estiveram presentes na entrega os vereadores Cláudia Gomes, Nêga do Henrique Jorge, Júnior Aquino, Gardel Rolim, Paulo Martins, Michel Lins, Kátia Rodrigues, Wander Alencar, Iraguassú Filho, Didi Mangueira, José Freire, Danilo Ribeiro, além do deputado estadual Antônio Henrique e dos secretários Ferrúcio Feitosa, Fábio Rubens, Samuel Dias, Arcelino Lima, Benigno Júnior e Teka Lenz.

Posto de saúde requalificado

O posto de saúde Benedito Arthur de Carvalho é a primeira unidade entregue requalificada para a população de Fortaleza, contemplada com as melhorias propostas no pacote de investimentos anunciado pelo prefeito José Sarto em abril.

A unidade agora conta com uma nova estrutura de coberta, elementos estruturais recuperados, novas instalações, ambiência e equipamentos, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias e acessibilidade, incluindo adequação da altura da bancada dos guichês de atendimento.

O equipamento, que atende uma população de aproximadamente 14 mil pessoas, conta com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), acolhimento, serviço de odontologia, com duas equipes de Saúde Bucal e salas para esterilização, curativos e imunização, dentre outros espaços.

Próximos passos do pacote de requalificação

Dentro do pacote de intervenções na saúde, estão previstas as entregas de dois novos postos, Planalto Vitória e Cidade Jardim, além da reforma dos postos Oliveira Pombo (Bairro Couto Fernandes), Jurandir Picanço (Granja Portugal) e Lineu Jucá (Barra do Ceará). Outros três postos serão totalmente requalificados, ou seja, serão reconstruídos. São eles Anastácio Magalhães (Rodolfo Teófilo), Floresta (Álvaro Weyne) e Carlos Ribeiro (Jacarecanga).

Além disso, as próximas Farmácias Polo entregues à população já estão definidas, e serão nos postos Gothardo Peixoto (Damas) e Mariusa Silva de Souza (Bonsucesso).

Farmácia Polo

Fortaleza ganha também uma nova farmácia polo, localizada no Posto Benedito Arthur de Carvalho. O equipamento é responsável pela dispensação de 134 medicamentos, entre básicos e especializados.

“Nós estamos inaugurando a primeira das nove novas Farmácias Polo previstas no pacote. Temos hoje dezesseis farmácias, deveremos entregar mais duas no próximo mês, e até dezembro vamos concluir a entrega das oito restantes. A polo é uma farmácia que tem um elenco de medicamentos maior”, explicou o secretário da Saúde, Galeno Traumaturgo.

Em 2022, nas 15 Farmácias Polo já existentes, a Prefeitura de Fortaleza realizou a dispensação de mais de 120 milhões medicamentos, gratuitos à população fortalezense, contabilizando uma média de 130 mil atendimentos por mês. Já em 2023, de janeiro a maio, foram cerca de 33 milhões de medicamentos. Para ter acesso aos medicamentos da Farmácia Polo, é preciso que o paciente apresente documento de identificação com foto, original ou fotocópia autenticada, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a prescrição médica vigente.

Nova função do App Mais Saúde Fortaleza

A Prefeitura também está disponibilizando uma nova função no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS): acesso ao estoque de 17 medicamentos para hipertensão e diabetes, com os locais e a quantidade disponível dos remédios. O objetivo é motivar e estimular os pacientes a darem continuidade aos seus tratamentos.

Atualmente, cerca de 143 mil pessoas recebem, mensalmente, por meio da Prefeitura de Fortaleza, medicamentos para estas enfermidades. Estudos revelaram que 50% dos medicamentos prescritos não são tomados corretamente pelas pessoas, seja pela não retirada do produto na farmácia ou pela dificuldade em compreender as orientações sobre a sua utilização. O intuito do poder público é, também, compreender as motivações que levam o usuário a não concluir seu processo medicamentoso.

Neste projeto de estímulo para adesão ao tratamento contra hipertensão e diabetes, a etapa seguinte é disponibilizar uma nova funcionalidade no aplicativo, em que os usuários que fazem uso contínuo destes medicamentos receberão notificações sinalizando que o período para a nova retirada está se aproximando. A previsão é que as mensagens iniciem no segundo semestre deste ano.

Já na terceira e última fase do projeto, também prevista para o segundo semestre, serão realizadas ligações telefônicas aos usuários para intensificar as informações sobre adesão ao tratamento.

Acesso ao aplicativo Mais Saúde Fortaleza

Lançado em 2020, o aplicativo oferece diversas ferramentas para aproximar o acesso da população aos serviços da saúde municipal. Entre as principais funcionalidades, estão a verificação e confirmação de consultas agendadas e o histórico dos atendimentos, além da atualização das vacinas aplicadas e pendentes.

É possível também obter informações em tempo real sobre os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inclusive com o número de pacientes aguardando acolhimento e consultas e de médicos em atendimento, possibilitando o deslocamento ao equipamento adequado com mais agilidade em casos de emergências.

Pacote de investimentos

Os novos investimentos na saúde foram anunciados em abril, pelo prefeito (saiba mais). Ao todo, serão investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.

As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital conforme o cronograma e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.

– Construção de 16 novos postos de saúde
– Reforma de outros 96 postos
– Total requalificação de 8 postos
– Novos 4 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
– Reestruturação das 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município
– Implantação de 9 farmácias polo
– Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde.