Escola Nota 10: Sobral conquista o maior número de premiações da história do Spaece


Ascom Prefeitura de Sobral (CE)
22/06/2023

Destaque nacional em educação, Sobral continua acumulando bons resultados nas avaliações estaduais. As escolas municipais de Sobral conquistaram 40 premiações no Prêmio Escola Nota Dez, o maior número de premiações da história do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). A cerimônia de entrega da premiação será realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza, com data ainda a ser divulgada pelo Governo do Estado.

Serão premiadas 11 escolas do 2º ano pelos bons resultados da alfabetização dos estudantes; 19 do 5º e 10 do 9º ano, com base na proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, aferidas pelo Spaece. Todas são do Ensino Fundamental.

Em todo o estado do Ceará, serão premiadas as 150 escolas com melhor desempenho em cada etapa de ensino, que receberão prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado, atendendo aos critérios do prêmio.

Além das 40 premiações, Sobral conseguiu ainda atingir êxito com escolas que ultrapassaram a proficiência média do Estado do Ceará na avaliação do Spaece. Por conta dos critérios estabelecidos pelo prêmio, essas escolas obtêm apenas o reconhecimento de “Escola Nota Dez”.

 

Spaece

O Spaece é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Os dados coletados durante a aplicação possibilitam a identificação do nível de proficiência e o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem, oferecendo parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria de políticas educacionais.

O Spaece 2022 avaliou 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas municipais e estaduais dos 184 municípios do Estado do Ceará.