Instituto David Miranda é um legado de esperança para novas gerações


Por Everton Gomes
13/09/2023

A inauguração do Instituto David Miranda, sob a liderança do viúvo e companheiro de lutas, o jornalista Glenn Greenwald, representa um farol de esperança para uma geração que busca um futuro mais inclusivo e democrático, que garanta a cidadania de todos. Essa nova iniciativa perpetua a dedicação e a paixão pelas causas sociais que David demonstrou ao longo de sua vida.

O deputado federal David Miranda, falecido precocemente aos 37 anos, deixou uma marca indelével na política brasileira e na luta pelos direitos humanos. Pela oportunidade que tivemos em dialogar sobre o tema, ressalto aqui a profunda compreensão dos desafios da segurança pública que ele possuía. Na breve, porém marcante, passagem de David e seu mandato pelo PDT, tive a oportunidade de conviver um pouco com ele, e testemunhei sua percepção tão sensível sobre o tema. Diferentemente de muitas figuras de uma cena política polarizada em torno de visões equivocadas, David não via os agentes da segurança como heróis ou vilões, mas como trabalhadores inseridos numa guerra urbana sob condições precárias. Ou seja, com recorte de classe.

David foi menino do Jacarezinho, passou fome, precisou largar os estudos na adolescência, teve subempregos para sobreviver, e tinha tudo para ser só mais uma estatística. Mas pela contundência de suas ideias, o carisma e a dedicação na militância, conquistou o mundo e deixou seu nome na história, tornando-se uma referência para muitos que compartilham seus ideais. O IDM é uma extensão natural desse compromisso e um legado duradouro para as próximas gerações.

David e Glenn também possuem um lindo trabalho em defesa dos animais, o Abrigo Hope, instituição a que dedicou os últimos seis anos de sua vida a construir e manter. Este abrigo, situado em Maricá, no interior do Rio de Janeiro, não apenas fornece um lar amoroso para animais domésticos, mas também oportunidades de emprego e reabilitação para pessoas em situação de rua. As vidas transformadas por essa iniciativa são provas vívidas do legado de David, e expressão do compromisso com a dignidade dos animais, vidas que merecem ser protegidas.

O Instituto David Miranda vai fomentar projetos sociais que se alinham com os valores e princípios pelos quais ele tinha tanto apreço. Em um momento em que o mundo enfrenta desafios complexos e divisões profundas, o IDM é um raio de esperança que ilumina o caminho para um futuro mais justo socialmente. David simboliza a perseverança e a coragem, e, principalmente, a capacidade de inspirarmos mudanças significativas em nossa comunidade e no mundo. Seu legado continuará sendo alimentado por meio deste Instituto, e sendo uma fonte de inspiração para toda uma geração que anseia fazer a diferença.

David Miranda, presente!

*Everton Gomes é cientista político e secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio