Dorinaldo Malafaia comanda celebração dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações 

Foto: Alexandre Amarante

PDT na Câmara dos Deputados
13/09/2023

Para celebrar os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Frente Parlamentar em Defesa da Vacina, presidida pelo deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), promoveu cerimônia comemorativa, na Câmara dos Deputados, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do Dr. Dráuzio Varela e do youtuber, Felipe Neto, os dois últimos de forma virtual.

Na plateia, prestigiando o evento, o presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral do PDT, Manoel Dias, parlamentares, o secretário nacional de Núcleos de Base do PDT, João Cyrilo,  membros da Juventude Socialista (JS), agentes comunitários de saúde, autoridades e servidores.

Ao abrir as atividades, o deputado Dorinaldo Malafaia destacou a importância do PNI, segundo ele, um “patrimônio da nação brasileira” e que salvou gerações.

“Não temos nenhuma dúvida de que a vacina é o medicamento que mais salva vidas e isso está provado. A ciência tem vasta documentação e provas que foram as vacinas as responsáveis por evitar hospitalização. Hoje é dia de comemorar a vida, comemorar a vacina e estimular que as pessoas retornem às campanhas de vacinação”, asseverou.

Em sua fala a ministra Nísia Trindade afirmou que o programa “sempre foi uma grande referência”.

“No Brasil e para o mundo, aumentando a cobertura vacinal, evitando muitas doenças que podem ser prevenidas pela vacina”, destacou. De acordo com a ministra, para recuperar a cobertura vacinal do Brasil é preciso trabalhar em conjunto.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Ethel Maciel, reforçou que a missão do governo é recuperar o Programa Nacional de Imunizações e aumentar as coberturas vacinais. “O Programa de Imunizações é da sociedade brasileira, é o Sistema Único de Saúde (SUS) chegando no braço de cada um e fazendo com que a nossa população fique mais saudável, evite as doenças. O PNI é o maior programa do mundo e sempre foi considerado o melhor programa”, disse.

Durante o evento, que também contou com a presença de um dos principais símbolos da vacinação no País, o Zé Gotinha, foram aplicadas 520 doses de vacinas – Influenza, Covid, febre amarela, hepatite e antitetânica.

Participaram também do evento a diretora da Fiocruz, Maria Fabiana Damásio Passos; o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres; o presidente do Conasems, Hisham Hamida; a representante da OPAS,  Socorro Gross; a presidente da SVSA/MS, Ethel Maciel, e o presidente do Conselho Nacional de Saúde Fernando Pigatto.

O Programa Nacional de Imunizações brasileiro é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

O PNI também é responsável pelo estabelecimento de normas e diretrizes sobre as indicações e recomendações da vacinação. O programa de imunizações brasileiro oferece, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 20 imunizantes para diversas doenças, que acompanha cada fase da vida da população, contemplando não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Todas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, um documento que estabelece a aplicação das vacinas de rotina para cada fase da vida.