Fundação Leonel Brizola lança filme “Vargas, a transformação do Brasil” na próxima terça-feira (3) em Brasília

Por Osvaldo Maneschy
28/09/2023

Dirigido pelo jornalista Beto Almeida, documentário é baseado na trilogia “A Era Vargas”, de José Augusto Ribeiro

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), lança nacionalmente em Brasília (DF), na próximo terça-feira (3), o documentário “Vargas, a transformação do Brasil”. A estreia acontece no Cine Cultura do Shopping Liberty Mall, a partir das 19h, e a data coincide com os 93 anos da Revolução de 30 e os 70 anos de fundação da Petrobrás pelo ex-presidente, que será o tema da palestra e do debate promovidos pela AEPET logo após a sessão.

Dirigido pelo jornalista Beto Almeida, o documentário retrata as principais características na formação da personalidade humana e política do ex-presidente Getúlio Vargas que, como o título destaca, realizou a maior transformação econômica, política, social e cultural do Brasil moderno – nas quase duas décadas em que governou o país–, abrangendo a sua trágica morte em 1954 para garantir a sobrevivência de seu legado social e político que incomoda a elite entreguista até hoje.

Baseado na trilogia “A Era Vargas”, do escritor e jornalista José Augusto Ribeiro, o filme narra o entorno familiar e regional em que Getúlio nasce, vive, estuda e se constrói como pessoa – um ambiente gaúcho, abolicionista e proto trabalhista – que o leva a ingressar na advocacia e na política após uma tentativa frustrada na carreira militar.

Entrevistas com o próprio José Augusto Ribeiro, com Celina Vargas, neta de Getúlio; com o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; com a auditora Maria Lúcia Fatoreli ; com o sociólogo e escritor Ronaldo Conde Aguiar; com o ex-presidente da Federação Sindical Mundial, Antônio Neto; com a cantora Beth Carvalho e com a ex-primeira dama Maria Tereza Goulart – analisam e dimensionam as transformações estruturais ocorridas na Era Vargas. Época que possibilitou ao Brasil transitar do estágio de país agrário e atrasado para industrializado dotado de direitos sociais, trabalhistas e políticos que, ainda hoje, impactam a realidade nacional.

“Vargas, a transformação do Brasil” inclui também depoimento de Leonel Brizola, trechos de discurso do presidente Lula em homenagem a Getúlio pronunciado em São Borja (RS) e falas do ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, e do presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias. O documentário, que não tem finalidade comercial, destina-se a exibições em ambientes políticos, acadêmicos e veiculação em tevês comunitárias, universitárias, legislativas e públicas – para informar e educar as novas gerações confrontando o esforço neoliberal de destruir as conquistas da Era Vargas.

Serviço:

Lançamento do filme “Vargas, a transformação do Brasil” e debate conduzido pela AEPET

Data: terça-feira 3 de outubro

Local:  Cine Cultura do Shopping Liberty Mall, Brasília (DF), sala 2