Fundação Leonel Brizola firma parceria técnica inédita com Universidade de Oklahoma (EUA)

Foto: Rafael Machado

30/08/2023

A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) acaba de firmar uma importante parceria com o Centro de Estudos em Democracia e Cultura, da Universidade de Oklahoma (University of Oklahoma – OU), nos Estados Unidos. Trata-se de um Termo de Cooperação Técnica e Educativa entre o Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), vinculado à FLB-AP, e esta importante instituição, que será assinado nesta quinta-feira (31), às 10h, na sede Nacional do PDT, em Brasília.

Estarão presentes no ato o presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do PDT, Manoel Dias, e o professor Rodger Randle, da Universidade de Oklahoma, além de vários dirigentes e parlamentares pedetistas. Como parte da oficialização da parceria, Randle fará uma visita ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, acompanhado do deputado federal e presidente nacional do PDT em exercício, André Figueiredo.

A parceria tem como objetivo apoiar as ações formativas e de capacitação dos quadros políticos e administrativos do PDT. E, com esse intuito, o CFGT terá a chancela acadêmica do Centro de Estudos em Democracia e Cultura da instituição estadunidense em suas atividades destinadas a contribuir para o aprimoramento das competências de liderança, governança e formatação de políticas públicas com foco em eficiência, eficácia, efetividade e sustentabilidade econômica, social, ambiental e humana.

A convite do professor José Carlos Rassier, diretor do CFGT, Randle participará de uma aula magna sobre os desafios da educação no século 21, uma excelente oportunamente disponibilizada a todos os interessados via Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB).

Quem é Rodger Randle
Rodger Randle é professor da Universidade de Oklahoma, onde, além das atividades acadêmicas, dirige o Centro de Estudos em Democracia e Cultura. Cônsul Honorário da Inglaterra, é um atuante defensor da escola pública de qualidade e das políticas de inclusão social e econômica.

Foi presidente do Senado estadunidense por dois mandatos, deputado pelo Partido Democrata e prefeito eleito de Tulsan, capital de Oklahoma. Randle também foi presidente do Centro Universitário de Tulsa, em 1992, instituição precursora da Rogers State University, inicialmente sediada em Tulsan. Atualemente, é integrante da Sister Cities Internacional, rede de cooperação que congrega cidades em todo o mundo.

No Brasil, a convite do professor José Carlos Rassier, que é membro nomeado do Conselho do Centro de Estudos em Democracia e Cultura da Universidade de Oklahoma, já participou de diversas atividades voltadas para as áreas de educação e gestão pública.