FLB-AP e JS do Maranhão promovem diálogo com líderes juvenis de Magalhães de Almeida


02/03/2024

Na última quinta-feira (29), a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP) e a Juventude Socialista (JS) do PDT do Maranhão uniram forças em uma reunião importante com os líderes juvenis do município de Magalhães de Almeida. O encontro contou com a participação do secretário de juventude, Glênio Prudêncio, e da coordenadora, Maria Clara, além da vice-presidente da FLB-AP, Jacimara Maciel, e o presidente estadual e secretário nacional de Políticas Públicas da JS, Marcos Leite.

Dentre os assuntos discutidos, destacaram-se a importância dos núcleos de base, o fortalecimento do movimento estudantil, a oferta de cursos profissionalizantes e a consolidação do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já tradicional no estado do Maranhão.

Marcos Leite, presidente estadual da JS, ressaltou a importância do diálogo com os municípios e a implementação dos núcleos de base para a juventude. “Os núcleos de base desempenham um papel fundamental na formação dos jovens, seja nas áreas urbanas periféricas, em pequenas comunidades ou nas grandes cidades. É do movimento estudantil, comunitário, cultural, entre outros, que surgem as grandes lideranças”, destacou.

Por sua vez, Jacimara Maciel, vice-presidente da FLB-AP, abordou os cursos oferecidos em parceria com a Universidade Aberta Leonel Brizola, enfatizando o curso preparatório para o ENEM como uma ferramenta essencial para o acesso ao conhecimento e à educação superior. “Ao longo dos anos anteriores, realizamos diversos aulões preparatórios para o ENEM e queremos retomar esse projeto, pois compreendemos que é por meio da educação que transformamos vidas”, enfatizou Maciel.

A reunião representou um importante marco na articulação entre as instituições e os líderes juvenis, visando fortalecer o partido e suas iniciativas voltadas para o desenvolvimento educacional e social da juventude maranhense.