Edvaldo Nogueira é recebido pela presidente do NBD e define data de assinatura do contrato para programa “Aracaju Cidade do Futuro”


Ascom Prefeitura de Aracaju (SE)
21/09/2023

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT-SE) foi recebido, nesta quinta-feira (21) pela presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na sede da instituição, em Xangai. A principal pauta da reunião foi o programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’, que será financiado pelo NBD, o banco dos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e que resultará no maior pacote de investimentos para infraestrutura da história da capital. No encontro, eles definiram que a assinatura do contrato entre a gestão municipal e o NBD, para o empréstimo de 105 milhões de dólares, ocorrerá no dia 11 de outubro. Dilma participará da solenidade por videoconferência.

“Foi uma reunião excelente. A ex-presidente da República e presidente do NBD, Dilma Rousseff, junto com seus assessores, nos recebeu de forma muito calorosa para tratar sobre o financiamento de R$ 500 milhões que estamos viabilizando junto à instituição financeira. Ao longo da nossa reunião, eu pude detalhar o projeto Aracaju Cidade do Futuro, com o qual executaremos obras gigantescas em nossa capital, transformando o cenário da cidade, especialmente a Zona de Expansão. Dilma ficou muito feliz com a grandiosidade do nosso programa e com as transformações que ele possibilitará, melhorando, de maneira significativa, a vida dos aracajuanos, e preparando a nossa capital para o futuro”, destacou Edvaldo.

O gestor ressaltou também que durante a reunião ficou definida a data de assinatura do contrato para a liberação do empréstimo. “O convênio será firmado no dia 11 de outubro e a presidente do NBD já confirmou que participará deste momento tão importante para a nossa cidade. Dilma, inclusive, me presenteou com uma gravata para que eu use no dia da solenidade e eu usarei, com muita satisfação, pelo simbolismo que ela terá. A partir deste dia, daremos um grande passo para o progresso da nossa capital, com a execução das obras de desassoreamento do rio Poxim, de infraestrutura na Zona de Expansão, de recuperação das avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão, para a ampliação do canal da Anízio Azevedo, entre muitas outras obras sonhadas pela nossa gestão”, acrescentou.

O contrato que o banco dos Brics está firmando com Aracaju é o maior projeto do NBD para uma prefeitura, no mundo. No diálogo com Edvaldo, a presidente do Novo Banco do Desenvolvimento, Dilma Rousseff, disse que fica “muito feliz” por essa parceria entre a instituição financeira e a gestão municipal, que trará inúmeros benefícios para os aracajuanos. A ex-presidente do Brasil também elogiou a estrutura de Aracaju e relatou o seu “grande carinho” pela cidade,  lembrando de quando sua filha residia na capital e das visitas que fez ao município enquanto esteve na presidência da República. Dilma também falou sobre a relação que mantinha com o ex-governador Marcelo Déda.

“Portanto, fiquei muito feliz com a nossa reunião. Dilma elogiou muito a nossa capital, disse que ama a nossa cidade e que tem um carinho muito especial por Aracaju, tanto pela vivência que ela teve enquanto presidente da República, como pelo fato de sua filha ter residido na cidade. Além disso, falamos muito de Marcelo Déda e da relação que eles mantinham”, completou Edvaldo, que presenteou Dilma com uma peça de renda irlandesa. “Levei para ela um presente que representa o nosso estado, um patrimônio nosso que é conhecido no Brasil e internacionalmente, para que ela tenha um pedaço de Sergipe consigo”.

Aprovação histórica

Para que o financiamento de 105 milhões de dólares entre a Prefeitura de Aracaju e o Novo Banco do Desenvolvimento chegasse à fase atual, a gestão municipal percorreu diversas etapas. A última delas foi a aprovação, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com parecer favorável do relator, o senador Laércio Oliveira, e no Plenário do Senado, no último dia 15 de agosto.

Cidade do Futuro

Representando o maior pacote de investimentos da história da cidade, o programa assegurará a realização de mais de  20 obras estruturantes que incluem saneamento básico, drenagem, pavimentação e recuperação de vias. Entre os projetos para os quais serão destinados os recursos do empréstimo estão a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo e a recuperação de mais três corredores de transporte da capital.