Edvaldo Nogueira comemora inauguração da Unigel Agro, em Sergipe

Prefeitura de Aracaju (SE)
02/08/2021

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT) participou, na manhã desta segunda-feira (2), da inauguração da Unigel Agro Sergipe, ao lado do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do governador Belivaldo Chagas e de diversas autoridades.

Localizada em Laranjeiras, a fábrica de nitrogenados está instalada na antiga Fafen, após arrendamento pela Petrobras à multinacional por dez anos. Tendo suas atividades já iniciadas em maio deste ano, ela terá capacidade para produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, o que a tornará a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados.

Para Edvaldo, a chegada da fábrica ao estado representa “um marco no desenvolvimento de Sergipe”.

“É com muita felicidade que acompanho a inauguração da unidade da Unigel em território sergipano, uma companhia que já contribui para o engrandecimento do setor em nosso país e que, agora, terá papel fundamental para que possamos alavancar ainda mais. Sua chegada em nosso estado abrirá portas para o desenvolvimento econômico de Sergipe, assim como para a geração de emprego e renda. Por isso, aproveito para parabenizar o governador Belivaldo Chagas pelos esforços empreendidos para que este projeto se tornasse real”, destacou o prefeito.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressaltou que a inauguração da unidade “configura uma enorme vitória para o Brasil” e que Sergipe se torna “sem dúvida, uma referência para o país”.

Durante a inauguração, o presidente do Conselho da Unigel, Henri Slezynger, apresentou um histórico do desenvolvimento do setor ao longo dos anos, ressalvando o papel da multinacional no processo. Ele também expressou que “todos estão muito felizes por estar em Sergipe. Faremos de tudo para retribuir a fidalguia como fomos recebidos”.

Produção brasileira

Além da fábrica de fertilizantes de Sergipe, a empresa também arrendou a de Camaçari, na Bahia. A transferência da posse ocorreu em agosto de 2020. A primeira a iniciar produção foi a unidade sergipana, em maio deste ano. Desde então, já gerou 1500 empregos diretos e indiretos na região.

Estamos muito orgulhosos do trabalho que fizemos na retomada da fábrica de fertilizantes de Sergipe. Acreditamos que a partida da unidade estimulará ainda mais o crescimento do setor de agronegócio no país, pois a Unigel será capaz de atender a demanda nacional por esses insumos, que antes tinham que ser importados”, destacou o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos.

Ele explicou que, com as duas unidades em operação, a previsão é de que se produza até 1,15 milhão de toneladas de ureia, por ano, o equivalente a um terço da produção do insumo na América Latina no ano de 2019. Noronha acrescentou que, com relação à amônia, a capacidade de produção será de 925 mil toneladas, por ano. “A produção de amônia é um grande passo  na integração da cadeia de valor, já que é matéria-prima para a produção de acrílico. Assim, a Unigel deixa de depender da importação para abastecer o próprio negócio”, detalhou.

A Unigel

A Unigel é considerada uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1996, a multinacional possui sede no Brasil – nos estados da Bahia, Sergipe e São Paulo -, e no México – nos estados do México, San Luís Potosí e Veracruz.
A companhia fornece insumos para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultural.