Edvaldo Nogueira abre Jornada Pedagógica e assina decreto que autoriza concurso para professor


Ascom Prefeitura de Aracaju (SE)
01/02/2024

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT-SE) abriu, nesta quinta-feira (1º) a Jornada Pedagógica 2024. O evento, que marca o início do ano letivo da rede municipal da educação, reúne diretores, coordenadores, professores, cuidadores e profissionais de apoio de todas as escolas do município, com a finalidade de propor uma reflexão coletiva sobre a aprendizagem, visando melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino da educação pública da capital. Na ocasião, Edvaldo assinou o decreto nº 7.487/2024 que autoriza concurso público para o cargo de professor e a instituição da comissão de trabalho para a organização do certame.

“Este é um momento muito importante, que prepara a nossa rede para o começo do ano letivo e que amplia as discussões sobre as questões pedagógicas da Educação de Aracaju. É um momento de trabalho coletivo em que todos os profissionais que compõem a nossa rede se juntam para debater, conjuntamente, as estratégias de melhorias do ensino público da capital. Além disso, é um momento para reconhecer os professores e professoras que se destacaram, no ano anterior, contribuindo para os resultados positivos que tivemos no IDEB, a partir do crescimento de conteúdos educacionais. Portanto, é um momento de celebração e de renovação, para que a Educação de Aracaju continue cumprindo o seu papel, de preparar as nossas crianças, jovens e adultos para o presente e futuro”, destacou Edvaldo.

Em sua participação, o prefeito lembrou também os avanços conquistados na rede municipal nos últimos sete anos e ressaltou que a realização do concurso do Magistério, autorizado durante o evento, “coroa o processo de reconstrução da Educação de Aracaju”.

“Desde que retornamos à Prefeitura, a Educação tem sido um dos pilares da nossa gestão. Hoje, ela está completamente transformada. Fizemos um esforço hercúleo para torná-la um modelo a ser seguido e nós começamos pela base, com a reestruturação das nossas escolas, que foram dotadas de toda a infraestrutura para que os nossos estudantes avancem. No meio do caminho, enfrentamos uma pandemia, mas não esmorecemos. Nos debruçamos ainda mais, implantamos instrumentos tecnológicos nas unidades de ensino e, com isso, demos saltos ainda maiores. Agora, damos um grande passo, com a autorização do concurso, reafirmando o nosso compromisso com a educação do município”, reiterou o pedetista.

Formação continuada

Realizada no Teatro Tobias Barreto, a Jornada Pedagógica teve início com uma programação coletiva e que contou com apresentação cultural, palestras e uma homenagem aos 50 docentes que se destacaram durante o ano de 2023. À tarde, no segundo momento, os 1500 participantes se dividem em grupos focais com o objetivo de debater e planejar as ações que nortearão o primeiro semestre letivo, tanto para o ensino fundamental, quanto para a educação infantil.