Direito de resposta de Brizola à Globo completa 30 anos como marco na democracia brasileira

Wellington Penalva
15/03/2024

Na voz de Cid Moreira, o PDT mostrou que liberdade de imprensa requer responsabilidade civil

Menos de uma década após a redemocratização, no telejornal de maior audiência do país, o Jornal Nacional, Leonel Brizola exercia o direito de desmentir a Globo ao passo que dava uma lição de civilidade e moral na emissora. Hoje, completando 30 anos dessa conquista que marcou a história da política e da imprensa nacional, o PDT relembra e reafirma o seu compromisso com a democracia e a transparência.

Naquele 15 de março de 1994, Brizola, então governador do Rio de Janeiro, dirigiu-se ao país com palavras firmes, relembrando a todos que seu espaço na mídia só era garantido por meio da justiça, em um processo que durou dois anos.

O líder trabalhista criticou abertamente a emissora por sua postura tendenciosa e sua longa convivência com regimes autoritários, desafiando assim um dos maiores conglomerados de comunicação do país em nome da verdade e da transparência. Tudo isso na voz de Cid Moreira, âncora do Jornal Nacional.

“Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial conivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país”, lia o apresentador, em horário nobre, ao vivo.

A resposta de Brizola destacou a manipulação midiática em prol de interesses corporativos e políticos alheios a necessidade do povo e a realidade dos fatos. O pedetista ainda reforçou a defesa inabalável do Estado do Rio de Janeiro contra ações para desestabilizar sua administração. “Reagi contra a Globo em defesa do Estado do Rio de Janeiro que, por duas vezes, contra a vontade da Globo, elegeu-me como seu representante maior”, continuou.

Este episódio é um lembrete do papel fundamental que a imprensa desempenha em uma sociedade democrática, e da necessidade constante de vigilância contra a manipulação da informação. Para o PDT, o direito de resposta de Brizola é mais que uma memória histórica; é um princípio que continua a orientar a luta do partido pela transparência e pela democracia.

O episódio emblemático foi apresentado na exposição do centenário de Leonel Brizola, em 2022, na Câmara dos Deputados, e compõe a revista comemorativa “Brava Gente”, editada e publicada pelo Centro de Memória Trabalhista do PDT, com todo o material exposto na Casa Legislativa. A publicação está disponível na Biblioteca Virtual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).