Darcy Ribeiro ainda é norte para políticas educacionais pedetistas

Escola de tempo integral inaugurada em Sobral (CE) pelo governo do então pedetista Ivo Gomes. Cidade será a primeira do país a oferecer 100% do modelo educacional na rede municipal.

Wellington Penalva
16/02/2024

Inspirado no educador, o PDT tem ampliado o ensino integral no país, sobretudo nos municípios

Se o Trabalhismo sempre teve a educação como um dos seus pilares, ele certamente evoluiu na forma com a chegada de Darcy Ribeiro. Hoje, completando 27 anos de saudade de um dos maiores educadores do mundo, o PDT tem uma vasta contribuição com a educação no país, desde os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), no Rio de Janeiro, até às diversas prefeituras pedetistas que investem destemidamente na área.

Com a inspiração de Darcy Ribeiro, o PDT reforçou seu compromisso histórico com a educação, transformando este setor em um verdadeiro pilar do desenvolvimento social no Brasil. As iniciativas do partido, desde a emblemática criação dos Cieps pelo líder Leonel Brizola no Rio de Janeiro, até as políticas educacionais implementadas por prefeituras pedetistas em todo o país, refletem um investimento contínuo na formação das futuras gerações.

O Grupo de Trabalho (GT) Educação e Cidadania emerge como uma força motriz dentro do partido, consolidando e expandindo a visão trabalhista na educação. Além de dialogar com as bases para atualizar e aprimorar as propostas educacionais, o GT funciona como um guia para os gestores públicos do PDT.

As ações pedetistas em favor da educação vão desde a modernização tecnológica das escolas em Aracaju, anunciadas recentemente pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT-SE), até a legislação pioneira da ex-deputada Juliana Brizola no Rio Grande do Sul, que expandiu significativamente a educação integral no estado ainda em 2017.

Durante a gestão pedetista de Porto Alegre (RS), entre 2010 e 2017, por exemplo, a integralização das atividades educacionais no município alcançou 73% dos alunos matriculados.  A marca é um testemunho do esforço contínuo em prol de uma formação abrangente e inclusiva.

Na última década, essas iniciativas também foram complementadas por projetos municipais em cidades como Niterói e Itajaí. A construção de escolas em tempo integral nesses municípios e a captação de recursos para programas educacionais inovadores demonstraram a capacidade do partido de transformar a educação em ferramenta de igualdade e progresso.

Mais recente é a conquista de Sobral, no Ceará. A cidade gerida pelo então pedetista Ivo Gomes concluirá, ainda este ano, as obras que universalizarão o ensino integral no município. A prefeitura iniciou o ano letivo de 2024 com 62% da rede integralizada e vai se tornar a primeira do Brasil a totalizar a oferta deste modelo educacional.

Cidades pequenas também têm se beneficiado da influência de Darcy Ribeiro na política de educação do PDT. Um bom exemplo é São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais, gerida pela terceira vez pelo pedetista Nozinho. Com menos 12 mil habitantes, o município conta hoje com três escolas de tempo integral.

Darcy, mentor intelectual por trás de muitas dessas políticas, foi mais do que um educador; foi um visionário que entendeu a educação como instrumento da emancipação humana e do desenvolvimento nacional. Sua paixão e comprometimento com o ensino integral se refletem nas ações do PDT, que continua a honrar seu legado, promovendo uma educação ao mesmo tempo transformadora e inclusiva.