Conselho Nacional de Previdência aprova nova redução da taxa máxima de juros do consignado do INSS

Ascom Previdência Social
29/02/2024

Em reunião nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nova redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. O limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,76% para 1,72% ao mês. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,61% para 2,55% ao mês. Os novos valores começam a valer cinco dias úteis após a publicação da resolução do Conselho. Votou contra a redução o representante do sistema financeiro.

Para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, além de mais uma vitória para os aposentados e pensionistas, a medida ajuda a diminuir o endividamento desses segurados.

“Nós entendemos que essa redução acompanha o momento que nosso país está vivendo, de redução dos juros e aquecimento da economia”, afirmou o ministro.

O CNPS criou, ainda, um grupo de trabalho para estudar a criação de uma metodologia permanente para reajustar as taxas máximas de juros do consignado.

“Com o grupo poderemos aprofundar essa discussão, para chegarmos a um método que ajuste automaticamente essas taxas. Ganharemos tempo e segurança no processo”, explicou Lupi.

Os conselheiros também acompanharam uma apresentação sobre o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, disponível em https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-social/saude-e-seguranca-do-trabalhador/acidente_trabalho_incapacidade

Conheça as taxas

Estão disponíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. Os segurados poderão consultar em qual banco a taxa de juros está mais favorável e fazer a portabilidade do empréstimo. No aplicativo ou site, ao selecionar o serviço “extrato de empréstimos”, opção “instituições e taxas”, os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.

Para mais informações sobre o colegiado, acesse Conselho Nacional de Previdência Social.