Comissão Especial realiza visita à Bahia e Cid Gomes reforça prazos para regulamentação do hidrogênio verde


Ascom Cid Gomes
01/09/2023

Objetivo do colegiado foi conhecer os projetos relacionados ao combustível em desenvolvimento no Estado

Integrantes da Comissão Especial do Hidrogênio Verde do Senado Federal, presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) realizaram, nesta sexta-feira (1º), visita externa ao estado da Bahia, onde o senador reforçou que em setembro uma minuta de regulamentação deverá ser apresentada. O objetivo da visita foi conhecer os projetos relacionados ao hidrogênio verde que estão em desenvolvimento no estado.

Durante a reunião desta sexta, o senador Cid Gomes defendeu que o Brasil tem capacidade para ser protagonista na geração de novas energias para o mundo.

“Precisamos aproveitar essa oportunidade e fazer com que isso tenha impacto positivo na vida dos micro e pequenos produtores de energia, gerando emprego para as pessoas, principalmente em locais com mais dificuldades, como o sertão do Nordeste”, defendeu.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou que a Bahia vai apresentar em breve um mapa do hidrogênio verde, que é um estudo sobre o potencial do estado na produção de energias renováveis. Segundo ele, esse tipo de energia não só protege o meio ambiente e descarboniza a economia, mas também pode baratear a produção de itens que dependem do uso de energia intensiva.

Regulamentação
Em relação à legislação que vai regulamentar todo o processo de produção, armazenamento e comercialização do hidrogênio verde no Brasil, Cid lembrou que a Comissão do Senado tem trabalhado em parceria com a Comissão da Câmara dos Deputados, assim como com as instituições governamentais e empresariais para que ainda em setembro seja apresentada uma minuta da nova lei.

“Estamos conversando com a Comissão da Câmara dos Deputados e já temos um entendimento para caminharmos juntos, fazer uma minuta comum”, afirmou.

Além disso, ainda neste mês de setembro haverá um encontro dos parlamentares com o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com representantes do Ministério das Minas e Energia, Meio Ambiente e da Fazenda para tratar do tema. “Com isso, espero que ainda no mês de setembro possamos apresentar uma minuta que irá a consideração da população e dos próprios parlamentares”, antecipou o senador.

O governador Jerônimo lembrou que a regulamentação vai propiciar aos estados brasileiros a captação de empresas que querem investir em hidrogênio verde. “Isso tem um potencial enorme de geração de emprego e renda”, disse.

Também participaram da visita os senadores Otto Alencar, relator da Comissão Especial, e Jaques Wagner; o ex-senador Walter Pinheiro; o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior; o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sodré; presidente da Comissão Estadual do Hidrogênio Verde, Paulo Guimarães, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e do Senai.

Os senadores já estiveram nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraná (Foz do Iguaçu), e ainda irão ao Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.