Centro de Memória lança “Sambódromo 40 anos”, nesta sexta, na sede da FLB-AP no Rio de Janeiro


Wellington Penalva
08/02/2024

Evento apresenta obra sobre importante legado trabalhista e abre alas para o desfile dos Órfãos de Brizola

Nesta sexta-feira (9), às 14h, no coração do Rio de Janeiro, a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e o Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT vão lançar “Sambódromo 40 anos”, o mais recente volume da série “Legados Trabalhistas”. A publicação é dedicada a obra trabalhista que se tornou ícone da cultura e da identidade brasileira: a Marquês de Sapucaí, projetada e fundada pelo então governador do estado, Leonel Brizola.

Os sambódromos são complexos culturais que, durante o Carnaval, se transformam em veias pulsantes de música, dança e expressão artística. No Rio ele é mais do que isso. Fundada em 1984 sob a gestão de Brizola, com o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e a colaboração visionária de Darcy Ribeiro, a Marquês de Sapucaí foi criada não apenas para organizar e dar dignidade aos desfiles das escolas de samba, mas também para servir como espaço educacional, abrigando salas de aula sob suas arquibancadas.

“Quando se quer trabalhar com afinco, amor, dedicação, seriedade e compromisso popular, não tem obstáculo que impeça a concretização de um sonho”, comenta o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, evidenciando a força motriz por trás da construção do Sambódromo. Este espaço, hoje símbolo do Carnaval brasileiro, reflete o compromisso do trabalhismo com a cultura e a educação.

O ministro ainda relembra a resistência enfrentada durante o projeto: “Diante de todo o boicote de veículos de comunicação e de fatias da sociedade, o estrondoso sucesso da Marquês de Sapucaí confirmou a segurança e a capacidade do projeto trabalhista. De estruturas metálicas e provisórias, o mundo ganhou, em quatro meses, um monumento para eternizar a celebração popular”.

Manoel Dias, presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, acrescenta: “A obsessão de Brizola e Darcy Ribeiro pela educação não poderia estar de fora de um projeto tão grandioso e importante para a cultura brasileira. Os desfiles das escolas de samba ocupariam apenas uma semana por ano de tão privilegiado espaço, razão pela qual embaixo das arquibancadas foram edificadas inúmeras escolas”.

“Sambódromo 40 anos” conta toda essa trajetória trabalhista em favor da cultura, da educação e, sobretudo, do povo brasileiro. Do sonho à concretização de um projeto único, passando por detalhes de sua confecção, tudo é contato no novo volume da série “Legados Trabalhistas”. A obra também não deixa de mostrar como a Marquês de Sapucaí enfrentou essas quatro décadas de existência.

O lançamento da publicação é mais do que uma celebração de uma estrutura física; é um reconhecimento da visão de Brizola e de seu legado em integrar cultura e educação. Além de homenagear um dos maiores símbolos nacionais, o evento da próxima sexta vai abrir caminho para o desfile do bloco Órfãos de Brizola, perpetuando a memória e os ideais do trabalhismo através da festa mais emblemática do Brasil.

“Sambódromo 40 anos” está disponível na biblioteca virtual da FLB-AP. Clique aqui e acesse.