Cerimônia histórica marca posse da nova executiva do PDT Diversidade de Belo Horizonte (MG)

26/01/2024

Pela primeira vez uma mulher travesti assume a presidência do movimento na capital mineira

Na noite dessa quinta-feira (25), a Casa do Mandato da deputada federal Duda Salabert foi palco de um evento histórico: a posse da nova executiva do PDT Diversidade em Belo Horizonte (MG). A ocasião foi marcada por importantes presenças, que incluíram o vereador e presidente do PDT da capital, Bruno Miranda, o vereador Miltinho CGE, o tesoureiro do PDT-BH, Luís Otávio Fonseca, o presidente estadual do PDT Diversidade MG, Ramon Calixto, o secretário-geral do PDT Diversidade MG, Rodolfo Carlos, o Secretário de Formação do PDT Diversidade MG, Gregory Rodrigues, e a Representante do Cellos MG, Carol Sol.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a posse de Mallu Almeida como presidenta da executiva. A nomeação marca um momento histórico, pois é a primeira vez que uma mulher travesti assume a presidência do PDT Diversidade em Belo Horizonte. Mallu Almeida, além de sua nova posição, é também pré-candidata a vereadora da capital mineira, trazendo consigo a representatividade e a busca por uma maior inclusão no cenário político.

Mallu, trouxe a todos os presentes um discurso potente, marcado pela gratidão a todas as pessoas trans e travestis que a antecederam na luta por uma sociedade mais justa e igualitária para todos e todas.

“Desde o meu nascimento eu disputo política, e se há um compromisso que eu posso fazer publicamente, é que a partir de hoje eu não paro. Não estamos mais em épocas que tínhamos medo de existir. Minha gratidão a todas aqueles que me antecederam na luta, que morreram para que eu pudesse estar viva hoje. Cada uma dessas pessoas faz parte da construção da pessoa que eu sou hoje”.

Em seu discurso o Vereador Bruno Miranda, Presidente do PDT BH, ressaltou a importância do evento e a significativa mudança representada pela eleição de Mallu Almeida.

“Estamos diante de um marco para a diversidade e inclusão política em Belo Horizonte. A posse de Mallu Almeida não apenas simboliza um avanço na representatividade, mas também reforça o compromisso do PDT Diversidade com a promoção da igualdade e justiça social”, destacou o vereador.

Já o presidente Estadual do PDT Diversidade MG, Ramon Calixto, reforçou em sua fala a importância do auxílio dos parlamentares para a garantia efetiva de direitos para a população LGBTI+, com destaque a população T.

“É necessário que a população T tenha acesso a empregabilidade, que ela tenha acesso a educação, pois esta parcela sofre muito, tendo muitas vezes negado o direito de sequer usar o banheiro na escola onde estuda. E nós estamos empenhados em somar forças no enfrentamento ao preconceito”.

Além disso, o Secretário de Formação do PDT Diversidade MG, Gregory Rodrigues, assumiu o cargo de vice-presidente, fortalecendo a equipe que conduzirá os trabalhos nos próximos anos. Rodrigues expressou seu entusiasmo em fazer parte dessa jornada e reforçou o compromisso do partido com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“É uma honra fazer parte deste momento histórico em que uma mulher travesti é empossada presidenta de um movimento social dentro de um partido político. Com este passo, nós esperamos que muitas políticas públicas possam ser produzidas e efetivadas, que lá no legislativo nossos representantes possam fazer valer a nossa voz, e juntos possamos fazer a nossa capital mineira a capital mais diversa de todo o Brasil”.

A presença expressiva de lideranças políticas e a diversidade de perfis presentes na cerimônia refletem o comprometimento do PDT Diversidade com a pluralidade de vozes e a representação efetiva de diferentes grupos na construção de políticas públicas inclusivas. A posse da nova executiva abre caminho para uma gestão comprometida com a diversidade e a promoção de políticas inclusivas em Belo Horizonte.