Acordo de Cooperação entre FLB-AP e Universidade de Oklahoma vai fortalecer capacitação de Gestores Municipais

Wellington Penalva
05/09/2023

A ação vanguardista do PDT promete ser um passo significativo para levar o Trabalhismo a outras esferas

A Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP) do PDT e o Centro de Estudos em Democracia e Cultura da Universidade de Oklahoma (UO) celebraram um Termo de Cooperação Técnica, Educacional e Institucional, na última quinta-feira (31). O acordo tem como objetivo principal fortalecer o braço educacional do PDT,  que se tornou o único partido político brasileiro a contar com a parceria de uma renomada insituição de estudo estrangeiro para promover a capacitação dos seus quadros.

O termo assinado pelas instituições democráticas tem vigência de 36 meses. A parceria é focada, sobretudo, na capacitação e qualificação de gestores, técnicos e servidores municipais. Justamente por isso, a ação vai influenciar diretamente o Centro de Formação de Gestores Trabalhista (CFGT).

Entre as iniciativas que serão desenvolvidas pela parceria está previsto o aprimoramento das habilidades organizacionais e administrativas dos profissionais envolvidos, bem como o estímulo à transparência pública, a modernização tecnológica e a adoção de práticas inovadoras de gestão. Também será contemplada o desenvolvimento de excelência gerencial no setor público, visando à melhoria da qualidade do gasto público e à formulação de políticas públicas inclusivas e sustentáveis.

Principais Ações do Acordo:

Acesso à Formação online

O CFGT, como parte deste acordo, disponibilizará acesso público e gratuito aos conteúdos formativos que fazem parte da Trilha Formativa proposta, nas áreas de interesse de atuação, por meio do site https://ulb.org.br. Isso permitirá que gestores municipais brasileiros tenham acesso a conhecimentos relevantes para o aprimoramento de suas funções.

Contribuição da Universidade de Oklahoma

O Centro de Estudos em Democracia e Cultura da Universidade de Oklahoma vai fornecer conteúdos e, quando necessário, ministrar aulas conferências relacionadas aos objetivos do programa. Essa troca de conhecimentos entre as instituições promoverá uma formação mais abrangente e de alta qualidade.

Divulgação e Certificação

As instituições parceiras poderão divulgar as ações de cooperação formativa em seus respectivos sites, redes sociais, publicações impressas e outros meios. Além disso, o CFGT será responsável pela certificação dos participantes, garantindo a qualidade dos conteúdos e avaliações.

Sem custos financeiros

Este Termo de Cooperação não gera responsabilidades financeiras ou econômicas entre as instituições, a menos que haja solicitações prévias e autorizadas para ressarcimento de despesas de transporte, hospedagem e alimentação, de acordo com as disponibilidades orçamentárias.

O acordo de cooperação técnica e educacional entre a FLB-AP e o Centro de Estudos em Democracia e Cultura da Universidade de Oklahoma promete ser um passo significativo para o fortalecimento da capacitação e qualificação de gestores municipais no Brasil. A ação vanguardista do PDT também levará o Trabalhismo a outras esferas, fomentando o seu desenvolvimento diante das demandas locais, nacionais e globais do século XXI.