Ação da Mulher Trabalhista do Ceará participa da 1° Marcha em Defesa das Mulheres

AMT Ceará
07/08/2023

“Somos mais de 50% da população e precisamos ter vez e voz, garantindo que possamos viver sem violências”, enfatizou Cristhina Brasil

O último sábado (5) foi marcado pela mobilização de mulheres em prol da igualdade de gênero e do combate à violência contra as mulheres, em Fortaleza (CE). O evento contou com a participação destacada de Cristhina Brasil, presidente da Ação da Mulher Trabalhista do Ceará (AMT-CE), da deputada estadual Lia Gomes, vice-presidente estadual do movimento e Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e de inúmeras e valorosas companheiras ametistas.

A Marcha faz parte das atividades que ocorrem em alusão ao Agosto Lilás, um movimento que nasceu como uma forma de promover e reforçar as medidas de combate à violência contra a mulher, especialmente destacando a importância da Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, instituída em 7 de agosto de 2006. A marcha reuniu mulheres de todas as idades, unidas por um propósito comum: o grito por um mundo livre de misoginia, violência e feminicídio.

Com cartazes, faixas e grito de ordem “Tolerância Zero”, as manifestantes reafirmaram o seu compromisso de erradicar qualquer forma de discriminação ou agressão contra as mulheres.

“Foi uma experiência incrível e emocionante. Juntei-me a mulheres fortes e determinadas de todas as idades, cada uma com sua história e motivação para lutar por nossos direitos”, declarou a deputada Lia Gomes.

Já Cristhina Brasil reforçou a luta por representatividade e respeito. “Somos mais de 50% da população e precisamos ter vez e voz, garantindo que possamos viver sem violências”, enfatizou Brasil.

Além de um ato de conscientização e protesto, a marcha também prestou uma comovente homenagem à figura inspiradora de Miguelina Vecchio, uma líder incansável na defesa dos direitos das mulheres que faleceu recentemente. Sua memória continuará a inspirar gerações futuras de ativistas em sua busca por uma sociedade mais justa e igualitária.