Para desespero daqueles que tentam “embranquecer” o Brasil, este país é negro, pardo, mulato, cafuzo
O dia 20 de Novembro é Dia de Zumbí, Dia da Consciência Negra, Dia da Ancestralidade, elemento fundamental para qualquer entendimento daquilo que chamamos de Brasil.
O Trabalhismo, única corrente política 100% Brasileira, tem muito do seu alicerce forjado por mãos e expressões negras, de Abdias do Nascimento a Edialeda Salgado Nascimento, de Alceu Colares a Ivaldo Paixão, de Neiva Moreira a Guerreiro Ramos, de Carlos Alberto Caó ao coronel Nazareth Cerqueira (primeiro negro a ser nomeado Secretário de Segurança Pública). Homens e mulheres que nos deixaram a defesa da ancestralidade e a luta pela reparação histórica e emancipação sócio-econômica do povo negro.
E ainda lembro que o PDT colocou a defesa da causa do negro, do índio, da mulher e da infância no documento mais importante do Trabalhismo depois da Carta-Testamento, a “Carta de Lisboa” de 1979.
Essa causa é nacional. Essa causa é Trabalhista! Ela é nossa!
Nos Trabalhistas hoje celebramos a luta de Zumbi, de tantos outros.tambem que tombaram e temos absoluta consciência de que ainda existe muita coisa a ser feita. Os salários e a jornada de trabalho ainda não são iguais. Temos poucos pretos e pardos em cargos de chefia nas empresas e no serviço público. As mulheres que mais têm o seu corpo objetificado e que mais sofrem assédio são as pretas e pardas, e o racismo, ainda tão presente em quase todos os segmentos sociais, se mostra uma chaga que necessita ser banida da sociedade brasileira.
Mas, para desespero daqueles que tentam “embranquecer” o Brasil, este país é negro, pardo, mulato, cafuzo. É o país do samba, da capoeira, do funk, do futebol, da umbanda e do candomblé, do cristianismo católico e evangélico, da gastronomia, das influências na língua portuguesa falada aqui e tantas outras coisas.
Tudo isso vindo da ancestralidade. Com muita luta também, com sofrimentos, chibatas, sangue e lágrimas nos porões dos navios negreiros e nas senzalas!
Dia 20 de novembro é dia de celebrar o Brasil!
Viva o povo brasileiro!!!
Viva a ancestralidade e a negritude brasileira!
Viva os negros, pardos, mulatos construtores do Trabalhismo!
*Wendel Pinheiro é historiador, escritor e membro do Diretório Nacional do PDT
*Marcelo Barros é jornalista e membro do Diretório Nacional do PDT