Fundação Alberto Pasqualini firma parceria com Centro de Estudos da Universidade de Oklahoma

Foto: Rafael Machado

31/08/2023

Acordo entre as instituições ampliará a oferta de publicações e cursos de cunho trabalhista, no Brasil e nos Estados Unidos

O PDT se tornou o único partido político brasileiro a contar com a parceria de uma renomada insituição de estudo estrangeiro para promover a capacitação dos seus quadros. Nesta quinta-feira (31), a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) firmou um acordo de cooperação técnica e educacional entre o Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT) e o Centro de Estudos em Democracia e Cultura da Universidade de Oklahoma, Estados Unidos. O termo foi assinado pelo presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias, e pelo ex-senador norte-americano e professor da Universidade de Oklahoma, Rodger Randle, na sede da agremiação em Brasília.

A parceria firmada entre as instituições tem o potencial de tornar ainda mais ampla a oferta de publicações e cursos de cunho trabalhista no Brasil, além de acrescentar conhecimento e conteúdo ao excelente material já disponibilizado pelas frentes da FLB-AP. Entre outras definições, o acordo assinado prevê a construção conjunta de projetos, cursos, vídeos, palestras e demais produções políticas, educacionais e culturais.

“Esse termo foi fundamentado na capacitação dos nossos quadros. Nós somos o único partido brasileiro a organizar um curso de gestores trabalhistas, porque nós temos 350 prefeitos e 3 mil vereadores… Alguém sabe o nome de um vereador que não seja da sua cidade? [Pausa e silêncio] Então, nós temos que ser diferentes. Esse curso que estamos ministrando […] será obrigatório. Nosso diretório vai se reunir agora no final do ano e vai determinar a obrigatoriedade”, afirmou Manoel Dias frisando a necessidade de garantir a qualificação.

E é justamente o processo de formação oferecido pelo CFGT que imediatamente se fortalece com o acordo. Disponibizado pela plataforma da Universidade aberta Leonel Brizola (ULB), outro braço educacional da FLB-AP, a especialização contará com um módulo – que já começou a ser gravado – com o Randle que abora os caminhos da democracia no século XXI, especialidade do acadêmico norte-americano.

De acordo com o professor José Carlos Rassier, diretor técnico do CFGT e um dos articuladores da parceria, a ação vai gerar reflexos positivos nos cursos oferecidos pelo Centro de Formação e as mudanças acontecerão logo.

“A partir de agora, as nossas oito aulas – que dizem respeito a temas essenciais para fortalecer e aprimorar competências e habilidades de gestão, fortalecer lideranças locais com o nosso ideário e a nossa visão sobre a sociedade brasileira – contam com o apoio acadêmico do Centro de Estudos em Democracia e Cultura da Universidade de Oklahoma”, pontuou.

Com excelente domínio da língua portuguesa, Rodger Randle se mostrou animado com o acordo entre as instituições democráticas. Como já foi prefeito de Tulsa, capital da Oklahoma, o professor elogiou a iniciativa pedetista de formar gestores públicos e ressaltou que a esfera mais próxima e efetiva na vida do cidadão é a municipal.

“Como ex-prefeito, como alguém que conhece bem o trabalho do município, esse trabalho de treinar vereadores e prefeitos os capacita a atuar de maneira melhor, mais efetiva e mais eficaz. Isso é algo que tem muito valor, e tem ainda mais valor porque é feito com valores, isso é muito importante. Então eu tenho muito prazer de estar aqui, de me juntar, e meu centro se juntar para participar de um projeto tão nobre como o que vocês têm”, disse o acadêmico norte-americano.

Em outro momento, Randle complementou: “O município é a forma de governo mais perto do povo. Então, a forma mais rápida de mudar a vida das pessoas é por meio dos municípios. Por isso, esse projeto de treinamento [de gestores] tem tanta importância”.

Rodger ainda contou que é brizolista e conhece bem a história do PDT. “O PDT, para mim, tem um significado especial porque é um partido que não existe só para obter poder. É um partido que existe para mudar o rumo do país”, ressaltou. Bem humorado, ele encerrou a reunião com uma brincadeira: “Vocês dizem que são do PDT, mas eu só vou acreditar quando eu ouvir todos dizendo juntos: Bri – Zo – La!”. O evento terminou com o coro trabalhista.

Visita ao ministro Carlos Lupi

Ministro Carlos Lupi recebe professor Rodger Randle no Ministério da Previdência SocialAntes do ato de oficiaização da parceria, os presidentes das instituições aliadas, Manoel Dias e Randle, fizeram uma visita ao Ministério da Previdência Social. Acompanhados de Rassier e do presidene nacional do PDT em exercício, deputado federal André Figueiredo, eles foram recebidos pelo ministro trabalhista e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi.

A ação capitaneada pela FLB-AP teve aprovação irrestrita do ministro. Segundo Lupi, é preciso estimular o pensamento crítico e promover capacitação.

“Temos o total interesse de estreitar as relações para promover, através da Fundação, a formação de quadros. Diante das novas tecnologias, temos que estimular as novas gerações a pensar”, afirmou.

Lupi ainda convidou o professor para conhecer as prefeituras administradas pelo PDT, com destaque para Niterói (RJ). “Vamos fazer uma programação, no Rio, para apresentar, em detalhes, o legado de Leonel Brizola”, disse o ministro trabalhista.

“Em uma reunião no Rio, aprendi a gritar Brizola”, informou Randlel. “O partido tem uma história muito nobre. Os senhores têm orgulho da sua trajetória… No Brasil, é muito importante o partido ter valores verdadeiros, pois faz a diferença na luta contínua”, ao manifestar o interesse de ser um filiado honorário do PDT nos Estados Unidos”.