“Vargas, a transformação do Brasil” será exibido nas TVs Legislativas do Senado e da Câmara Federal

Por Elizângela Isaque
29/08/2024

Fato marca mais um feito inédito de uma produção realizada pelo PDT por meio da FLB-AP

Em alusão aos 70 anos da morte de Getúlio Vargas (24 de agosto de 1954), as emissoras de TV do Legislativo, Senado e da Câmara dos Deputados, irão exibir o documentário  “Vargas, a transformação do Brasil”. A TV Senado exibe a obra nesta sexta-feira (30), às 00 horas, e reprisa no sábado, às 6h. Já a TV Câmara divulgará dia e horário da obra em sua programação nos próximos dias.

Realizado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), com a direção do jornalista Beto Almeida, a obra retrata as principais características na formação humana e política do ex-presidente e resgata o seu papel na história do país.

O documentário foi lançado nacionalmente em setembro de 2023, no 1º Circuito Nacional de Cinema da FLB-AP, realizado em parceria com a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), coincidindo com os 93 anos da Revolução de 30 e com os 70 anos de fundação da Petrobrás pelo então presidente Vargas. Exibido em aproximadamente 40 salas de cinema por todo o Brasil, as sessões foram marcadas por palestras e debates promovidos pela AEPET.

Em maio deste ano, o documentário ganhou novamente um espaço de destaque, sendo exibido no Cine Brasília. Agora, é a vez de a obra ser apreciada pelo público das TVs Câmaras e Senado, marcando mais um feito inédito em relação a uma produção realizada pelo PDT por meio da FLB-AP.

Sobre o documentário

Baseado na obra literária do jornalista José Augusto Ribeiro, a trilogia a “A Era Vargas”, o documentário traz acontecimentos importantes esmiuçados, como a Carta Testamento deixada por Vargas, considerada por líderes como Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, entre outros grandes brasileiros, o maior documento político da História do Brasil. no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então sede do Executivo

“Vargas, a transformação do Brasil” traz vários depoimentos, dentre eles o de Leonel Brizola, do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o presidente da FLB-AP e secretário-geral do PDT, Manoel Dias, além de trechos de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em homenagem a Vargas, pronunciado em São Borja (RS), pouco antes de sua prisão.