Instituir a “Universidade Federal de Sobral (UFS)”, no Ceará, é um sonho da população sobralense e, para atender a essa demanda, o deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) apresentou o Projeto de Lei (PL) 1344/22 , aprovado nesta quarta-feira (31), na Comissão de Educação da Câmara Federal.
Ao defender a proposta no colegiado, Leônidas agradeceu ao deputado Moses Rodrigues (UniNIÃO-CE) pelo parecer favorável e salientou que a UFS atende ao anseio antigo da região norte do Ceará. Para ele, a universidade “incorpora uma forte legitimidade marcada por seguidas demonstrações de apoio da população em geral e pela comunidade acadêmica”.
O deputado destacou ainda, que Sobral conquistou os melhores indicadores educacionais do Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB), sendo o município conhecido como modelo nacional, com influência direta sobre os outros municípios.
“A Universidade Federal de Sobral representa uma evolução histórica no processo de ampliação e consolidação da interiorização do ensino superior” finalizou Leônidas Cristino.
O projeto já foi aprovado na Comissão do Trabalho e agora vai ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.