Sobral será a 1ª cidade brasileira a oferecer ensino integral em 100% da rede pública

Escola de tempo integral inaugurada em Sobral (CE) pelo governo do então pedetista Ivo Gomes. Cidade será a primeira do país a oferecer 100% do modelo educacional na rede municipal.


Da Redação
01/06/2023

Prefeito pedetista Ivo Gomes ampliou investimentos em Educação. Meta é para 2024

 

Menor do que 1% foi a evasão escolar em Sobral, Ceará, no período da pandemia de Covid-19. No Brasil, esse índice chegou a 11% em 2021, de acordo com a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Não por acaso, o município ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), posto alcançado com muito investimento em educação de tempo integral. Agora, a gestão do prefeito pedetista Ivo Gomes vai universalizar a modalidade de ensino, ofertando vagas para 100% dos estudantes da cidade cearense até 2024.

A gestão de Ivo Gomes tem inaugurado escolas de tempo integral desde o primeiro ano de mandato. O trabalho da prefeitura tem sido intenso na criação de novas vagas tanto no ensino fundamental quanto no médio. Em janeiro deste ano, o prefeito inaugurou novo Centro de Educação Infantil (CEI) no distrito de Caioca, abrindo 208 novas vagas.

“A gente tem feito muitas obras como essa em todo o município de Sobral. Já são 15 CEIs inaugurados em meus seis anos de gestão, e ainda iremos inaugurar outros. A gente investe muito para que o futuro desses meninos e meninas seja feliz. A meta é que todas as crianças e adolescentes de Sobral tenham vagas em escolas em tempo integral”, afirmou Ivo Gomes na ocasião.

Que o ensino em tempo integral é o caminho para uma educação plena, não há dúvida. O PDT defende esse método desde a sua fundação e já provou que funciona com a experiência dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), durante os governos de Brizola no Rio de Janeiro. Sabendo disso, a prefeitura de Sobral vai ampliar a rede que hoje atende 30% dos estudantes.

“No início do ano letivo de 2024, chegaremos a 62% de cobertura e, até o fim do ano, pretendemos deixar 100% pronto para que, no ano seguinte, o novo prefeito dê sequência ao projeto”, disse Herbert Lima, secretário de Educação do município, em entrevista ao Estado de São Paulo. Isso significa transformar todas as 85 escolas da cidade em instituições de ensino de tempo integral.

Afinal, qual o segredo de tanto sucesso nessa modalidade de ensino? É simples: Ela trabalha o desenvolvimento do aluno a partir de suas necessidades e realidade, por meio de um currículo multidisciplinar que oferece tanto habilidades acadêmicas como sociais e emocionais. São as metodologias ativas de aprendizagem que tem o estudante como protagonista no processo pedagógico.

“Essa ampliação [para o ensino integral] tem uma contribuição bastante significativa para o desenvolvimento cognitivo da criança – com permanência em dois turnos e currículos de base e diversificado – e também garante uma formação humana integral, porque prepara para a vida”, continuou o secretário Hebert Lima.

Transformar toda a rede de ensino de Sobral em integral requer esforço público, o que o prefeito Ivo Gomes já se mostrou disposto a fazer. De acordo com a prefeitura, serão investidos mais de R$140 milhões até 2024 na construção de novas escolas para o ensino fundamental I e II e Centros de Educação Infantil, além de novas escolas de ensino médio.

“Sobral sempre foi um município de vanguarda e na educação não foi diferente. Demos um grande salto há 25 anos, quando entendemos a necessidade de alfabetizar as nossas crianças na idade certa. Isso nos levou a alcançar os índices que temos hoje. Agora, vamos dar um novo salto de qualidade na educação com ensino em tempo integral para 100% dos nossos alunos. Um acontecimento histórico para Sobral”, destacou o prefeito Ivo Gomes.