Treze anos sem Jefferson Péres, a sua coerência faz falta


Por Marcelo Barros
23/05/2021

Nesse 23 de maio, a saudade nos invade. O coração dos amazonenses fica saudoso e as palavras embargam. Há exatos 13 anos Jefferson Péres nos deixava.

Jefferson era alguém extremamente diferente daquilo que podemos chamar de “político tradicional”. Era um democrata de posições e convicções firmes, mas com uma fala serena. Implacável, em se tratando de desvios éticos, e que versava sobre vários assuntos, pois era um curioso, um leitor voraz.

Desde sua eleição para vereador de Manaus em 1988, o amazonense se destacava por trazer ao Parlamento Municipal um olhar acadêmico, mas apaixonado pela sua cidade e por seu povo, mas que via com muita preocupação a falta de preservação da memória e da história de nossa capital. Também sempre foi uma voz firme contra a forma de fazer política no Amazonas que era coronelista e viciada.

Quando ele sai de vereador de Manaus diretamente para o Senado Federal, Jefferson Péres ascende a seara política nacional e participa de todos os grandes debates da República. Quantas vezes seus discursos no Senado foram aparteados por homens do quilate de Josaphat Marinho, Darcy Ribeiro, José Sarney, Eduardo Suplicy, Heloísa Helena, Marina Silva, entre tantos outros.

O PDT o recebeu em 1999 quando ele, mesmo sendo eleito senador pelo PSDB, se colocou contra FHC e sua forma de governar e da forma como o Planalto se relacionava com o Congresso através de formas nada republicanas de fazer política.

Foi líder da Bancada do PDT no Senado Federal diversas vezes e inclusive quando da sua morte. Foi o primeiro amazonense a disputar a Presidência do Senado e foi candidato a vice-presidente da República em 2006, ao lado do também senador Cristóvam Buarque.

A coerência de Jefferson Péres faz muita falta nos dias atuais. O capital ético e moral da classe política brasileira se dilapidou com o tempo e deu vida aos extremos, aos “messianismos” de direita e de esquerda, a um país rachado como temos hoje.

Que a coerência e o exemplo de Jefferson Péres possam continuar norteando o povo amazonense e o PDT, pois urge estarmos antenados com o povo e Jefferson Péres era alguém respeitado pelos amazonenses e pelos brasileiros por sua coerência.

*Marcelo Barros é membro do Diretório Nacional do PDT pelo estado do Amazonas