A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou o requerimento do senador Weverton Rocha (PDT-MA) para debater as potencialidades das redes neutras. A audiência pública vai reunir especialistas no setor para discutir propostas relacionadas a esse tipo de rede, que permite a atuação de diversas operadoras com uma mesma infraestrutura.
“Esse encontro é fundamental para o Brasil avançar neste tema. O conceito de rede neutra significa o compartilhamento de todos os equipamentos de transmissão e distribuição dos dados de internet, sendo fixos ou móveis, da fonte até a casa do usuário, sendo considerado um tipo de rede que permite diversas operadoras de telecomunicações a atuarem com uma mesma infraestrutura”, afirmou o parlamentar.
Weverton explica ainda que uma rede neutra possibilita que várias empresas utilizem a mesma infraestrutura, que pode ser fibra óptica, cabos metálicos, redes móveis e até mesmo satélite.
“Na prática, uma empresa interessada em se tornar um provedor de internet pode simplesmente alugar a capacidade dessa rede e cobrir cidades inteiras sem gastar um centavo com rede própria. Com essa tecnologia, por exemplo, será possível levar para as regiões mais longínquas do país a possibilidade de ter fibra ótica.
Isso é uma realidade que tem que chegar em todas as cidades, povoados e comunidades”, afirmou o senador. De acordo com Weverton, com as redes neutras vai ser possível que os pequenos produtores, médios e grandes invistam mais nos seus próprios negócios e na prestação deles.
“Todo mundo sai ganhando, principalmente o consumidor que terá um acesso maior, e possivelmente mais barato, à internet”, finalizou.