Previdência Social, INSS e Prefeitura de Niterói (RJ) celebram acordo de cooperação para reduzir prazo de atendimento


Ascom Prefeitura de Niterói (RJ)
15/05/2023

A Previdência Social, o INSS e a Prefeitura de Niterói (RJ) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para oferecer um atendimento mais eficiente na Região Oceânica. O documento foi assinado, nessa sexta-feira (12), pelo ministro Carlos Lupi em conjunto com o prefeito Axel Grael (PDT) e o presidente interino da autarquia federal, Glauco Wamburg.

Com posto de suporte e novas rotinas de processamento, a iniciativa pública contribuirá para a redução do prazo para conclusão das tarefas do INSS, que terá, até dezembro, o prazo máximo de 45 dias.

Na execução, a Prefeitura recepcionará o cidadão, preencherá os formulários, digitalizará a documentação, autenticará e enviará digitalmente para análise do INSS. Na sequência, os servidores federais passarão a processar todas as informações e retornarão a resposta do pedido por meio do parceiro municipal.

Sobre a cidade, o ministro Carlos Lupi destacou que são mais de R$ 200 milhões investidos mensalmente no pagamento de benefícios para cerca de 120 mil segurados.

“Nosso objetivo é levar benefícios para quem tem direito. A Previdência é o maior programa social das Américas e aqui, em Niterói, segue despontando, a partir da parceria com a Prefeitura, para ser um modelo de eficiência que será replicado em outros estados e municípios”, disse o ministro.

O gestor pedetista mencionou que as gestões “está levando serviços para próximo do cidadão”.

“O acordo concretiza um posto avançado do INSS, que está agregado ao conjunto de iniciativas administrativas implementadas na cidade. É uma cooperação para apresentar serviços cada vez mais eficientes”, garantiu Axel Grael.

Glauco Wamburg detalhou a relevância da autarquia federal para a garantia de direitos, como aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais.

“O INSS está presente em todo o Brasil para promover investimentos de bilhões de reais através do pagamento dos mais de 37 milhões de benefícios. É o empoderamento social que buscamos diariamente”, pontuou.

Os secretários executivo e da Região Oceânica de Niterói, Rodrigo Neves e Binho Guimarães, respectivamente, mencionaram o potencial da parceria para ampliar a qualidade de vida dos moradores.

“A Região Oceânica é um vetor de crescimento de Niterói. Com a parceria dos governos federal e municipal, seguiremos com o projeto de sustentabilidade social”, relatou Rodrigo Neves.

“É um ato de governo para facilitar o atendimento dos cidadãos. Com posto regional, o povo terá mais praticidade para efetivar seus direitos previdenciários”, completou Binho Guimarães.

O evento contou ainda com as presenças do deputado estadual Vitor Junior, do assessor de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo, do superintendente do INSS, Marcos Fernandes, bem como de vereadores fluminenses.