Previdência Social e IBGE idealizam estudos estatísticos sobre seguridade no Brasil

Ascom Ministério da Previdência Social
26/10/2023

Ministério da Previdência Social e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projetaram, nesta quinta-feira (26), a realização de estudos estatísticos sobre a seguridade no Brasil. A reunião, em Brasília (DF), foi liderada pelo ministro Carlos Lupi e contou com a presença do presidente do Instituto, Marcio Pochmann.

Através da cooperação federal, a pasta busca aprimorar o processo de análise estratégica de dados sobre regimes Geral e Próprio e Complementar, além de aprofundar pesquisas sobre as bases de beneficiários do INSS.

“O desenvolvimento da Previdência é um desafio e o IBGE poderá, como parceiro, contribuir na coleta e análise dos dados sobre a seguridade nacional. Com o acordo de cooperação, o governo poderá aprimorar as políticas públicas”, disse Lupi, ao lado do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

“É um movimento necessário para entender a realidade da população e projetar o futuro dos sistemas previdenciários, que representam um eixo fundamental da nação para garantir a cidadania”, completou.

Ao projetar a divulgação do Censo com foco no gênero e faixa etária, Marcio Pochmann abordou a importância da avaliação da mudança demográfica da população brasileira.

“Entendemos que existe a possibilidade de trabalharmos próximos. Precisamos entender as mudanças e pensar a demografia de forma estratégica”, avaliou Pochmann, citando, complementarmente, a possibilidade de criar um módulo específico da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

“Buscamos uma grande mobilização, no Brasil, após o Censo. É alcançar a convergência com ideias novas”, concluiu.